segunda-feira, 20 de agosto de 2007

CAMPANHA CÍVICA


A Junta de Freguesia do Socorro, sedeada no coração de Lisboa, está a levar a efeito uma iniciativa louvável a todos os níveis, com a chamada de atenção para um cartaz elucidativo e que irá estar afixado em tudo o que é sítio.

A Freguesia do Socorro, da qual sou originário, tem uma ligação muito próxima à causa do fado, a canção nacional portuguesa, dado que a Mouraria está inserida no seu espaço. Curiosamente a ordem alfabética das 53 Freguesias de Lisboa, coloca-a em último lugar, mas, no meu coração, claro está, é a primeira (a segunda é Benfica, onde moro há mais de 40 anos!). A Freguesia, na recente eleição autárquica, tinha 3.152 votantes inscritos.

Os autarcas da minha Freguesia pretendem, e bem, que a sua zona de intervenção fique o mais limpo possível, dado que é frequentada por muitos turistas nesta altura do ano, o que concordo em absoluto. Não será que todos nós, em Portugal e em todo o mundo, poderíamos fazer o mesmo?!

Ter como hábito primitivo lançar toda a espécie de lixo para o chão é um acto muito sujo, pois as papeleiras (que existem) estão lá para recolher o que já não presta. Não pretendo que quando se saia de casa se limpe os sapatos ao tapete (o contrário é o que toda gente faz normalmente, pois, pois, é a nossa casa…), mas deveríamos ser mais civilizados e proceder conscientemente sem afectar o meio ambiente, cada vez mais conspurcado por tão mal tratado que é.

E porque não dedicar mais atenção aos cuidados primários de higiene urbana?! Eu já pratico esta acção pública desde que me conheço. É simples, é barato e resulta, desde que entendamos valorizar a nossa conduta pessoal em benefício da comunidade da qual fazemos parte.

Sem comentários: