sexta-feira, 31 de agosto de 2007

JORGE NUNES – UM PRESIDENTE…


Jorge Manuel Farinha Nunes, o Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Castelo Branco tem merecido rasgados elogios de quem conhece o seu método de trabalho, baseado na simpatia, seriedade, credibilidade, objectividade e dinamismo.

Modesto, responsável, tolerante e compreensivo tem sabido elevar e projectar o nome do seu Distrito bem longe. Assim, até dá gosto trabalhar com ele, quer seja o excelente lote de filiados (Árbitros, Árbitros Assistentes e Observadores), liderado pelo Carlos Xistra – está na 1ª Categoria nacional – quer pelos seus pares no elenco directivo (Vítor Fernandes – meu bom e velho amigo – Vítor Agostinho, Alexandrino Robalo e Pedro Patrício).

Gosta de receber sempre bem os seus convidados. Recentemente, no convívio que encerrou as actividades do Conselho da época passada, estiveram presentes, entre outros, representantes de Santarém, Portalegre, Lisboa e de Cabo Verde (Amaro Rodrigues, ex-Presidente do CA da Federação), numa festa muito bonita e participativa. Na hora da distribuição de distinções, tive a honra de ser um dos galardoados, facto que muito me sensibilizou.

Jorge Nunes em anos anteriores já tinha acolhido e homenageado dirigentes de Angola (Jorge Mário Fernandes, Presidente do CA da Federação) e de São Tomé e Príncipe (Arlindo Carneiro, Director de Relações Internacionais). Um gentleman…

Para que se sinta o que de sensível é Jorge Nunes basta dizer que o próximo Curso de Candidatos a Árbitro, promovido pelo seu Conselho, o patrono escolhido é o decano dos Árbitros portugueses, o Mestre Joaquim Campos, quase a comemorar os seus 83 anos de idade!

Registo mais o seguinte: Aquando da minha iniciativa em assistir a jogos distritais, Jorge Nunes e Vítor Fernandes acompanharam-nos (a mim e ao Mestre Joaquim Campos) ao encontro Fundão-Águias do Moradal, realizado em 5 de Novembro último, dia em que o mau tempo imperou, com chuva forte e muito vento… Vimos o jogo debaixo de um autêntico vendaval.

Quanto a Castelo Branco, terra de gente simples e afável e que sinto imenso prazer de visitar, recordo os saudosos Carlos Ranito Xistra (excelso Dirigente) e José Gonçalves Farromba (cortês e prestável colaborador) que muito contribuíram para a minha formação. Destaco também os seus actuais Presidente de Direcção, Mário Minhós, e Secretário-Geral, Luciano d’Almeida, que encabeçam uma longa lista de outros meus Amigos albicastrenses que muito estimo.

A Jorge Nunes – de quem enalteço os seus dotes humanos e toda a disponibilidade para dirigir a arbitragem de Castelo Branco, o que tem feito superiormente – aos seus colegas de Conselho, aos Árbitros e Árbitros Assistentes seus pupilos, aqui fica o meu voto de que a época que agora vai iniciar-se seja profícua e com imensos êxitos pessoais e desportivos.

Sem comentários: