sexta-feira, 10 de agosto de 2007

MANUEL PIMENTEL


Ontem tive o privilégio de ter estado num demorado almoço convívio, como convidado, pelo Jorge Correia, Formador e Observador do quadro da FPF, com o Amigo comum Manuel Pimentel, do Lubango (Angola), do qual, com muito gosto, dou a conhecer alguma informação. A saber:

Manuel Pimentel, de 69 anos de idade (bem conservados, aliás), antigo Árbitro FIFA, um apaixonado e estudioso da arbitragem do futebol, está de visita a Portugal e tem procurado aproveitar o tempo contactando com quem, desde há muito, partilha conhecimentos, experiências e ideias válidas para o sector.

Em Fevereiro de 2000 esteve na Alemanha, em representação do seu país, a frequentar o primeiro curso de Instrutores de Árbitros, promovido pela FIFA, a nível mundial, tendo, a partir daí, exercido as funções de Prelector (para os países afro-lusófonos) e de Observador (Comissário), quer em Angola, quer em diversos jogos internacionais no continente africano.

Nesta sua permanência em Lisboa já lhe foi proporcionado um encontro com o Mestre Joaquim Campos e comigo. Depois de convivermos num almoço programado fizemos uma visita à APAF, à Associação de Futebol de Lisboa e ao seu Conselho de Arbitragem. Vai regressar, dentro de dias, ao Lubango (Capital da Huíla, uma das 18 províncias de Angola. Tem uma área de 75.002 Km2, e cerca de 800.000 habitantes).

Resta acrescentar que, quando eu estive em Março em Angola (ver currículo), Manuel Pimentel deslocou-se propositadamente a Luanda, que dista 1.015 quilómetros do Lubango, para me abraçar e felicitar pelo 65º aniversário, data que comemorei junto dos meus Amigos angolanos!

Notas: No almoço honrou-nos com a sua presença um colega do Jorge Correia, sr. António Parreira, um genuíno alentejano, da Vidigueira (Beja).
A foto foi obtida em Caldas Novas (Goiás-Brasil), aquando do XVII Congresso da Arbitragem Brasileira, que decorreu em Novembro de 2004.

Sem comentários: