quarta-feira, 15 de agosto de 2007

NÚCLEO DE ANTIGOS ÁRBITROS DE FUTEBOL


Sob os patrocínio duns quantos carolas – com o seu trabalho voluntário e empenhado – tem sido possível reunir anualmente, desde 1994, a elite da velha guarda da arbitragem portuguesa, internacional, nacional e distrital, assim como os seus familiares mais chegados e, como honrosa excepção, de alguns amigos que, gostando da arte, nunca foram seus intervenientes directos.

Em todos os encontros o convívio e as recordações são, naturalmente, os temas principais do primeiro domingo de Junho, data que já foi perpetuada para este maravilhoso acontecimento. Interessante divulgar que o Encontro dos Árbitros Jubilados já atingiu o estatuto de internacional, pela comparência frequente e espontânea de colegas dos países que têm a língua portuguesa como oficial, assim como já se contou com a presença de Governadores Civis e outras personalidades.

Como tem sido tradição a concentração dos participantes, oriundos dos diversos Distritos, efectua-se no Santuário de Fátima onde é celebrada missa em memória dos que já partiram. Segue-se o desejado almoço de confraternização servido numa unidade hoteleira dos arredores. O resto da tarde é preenchido com diversas acções (intervenções, diversões, leilões, etc.), sempre bem acolhidas e motivadoras para que o regresso a casa seja feito como deve ser, isto é: sempre pelo alcatrão, tranquilo (atenção aos limites de velocidade) e com final feliz (já a pensar no próximo encontro)!

Lamento não me ter sido possível comparecer ao evento deste ano, pois na mesma data encontrava-me na Cidade da Praia (Ilha de Santiago), onde assisti ao jogo da Selecção de Cabo Verde com a Argélia, a contar para o CAN (Campeonato Africano das Nações). Em 2008 lá estarei…

A actual Comissão Organizadora, constituída por Armando Paraty (Porto), Carlos Teles (Aveiro), Eduardo Sequeira (Porto), Garcia Neves (Setúbal), Henrique Santos (Braga), Horácio Rodrigues (Viseu), Mestre Joaquim Campos (Lisboa), Manuel Salgueiro (Coimbra), Mira Lagarto (Lisboa) e Vítor Almeida (Santarém), espera que, no próximo ano, a participação dos Árbitros jubilados seja massiva, apelando aos interessados que promovam esta iniciativa junto dos restantes companheiros e que se inscrevam na altura própria, mas, sobretudo, que nunca faltem à chamada!

Aqui se recorda os nomes dos Fundadores do Núcleo: Armando Paraty, Joaquim Campos, José Filipe (Faro), Manuel Lousada (Santarém) e Ramiro Santiago (Coimbra).

Sem comentários: