sexta-feira, 26 de outubro de 2007

NAQUELE TEMPO (I)
















Inicio hoje a divulgação dos acontecimentos mais marcantes do panorama da arbitragem desde há 50 anos, graças ao facto de possuir a colecção completa do Boletim O Árbitro.

Assim, quanto ao número 1, de Julho de 1957, destaco o seguinte:

1. Para além da mensagem de abertura, assinada pelo seu primeiro Director, Dr. Décio de Freitas, que expressa votos de esperança, prosperidade e colaboração de todos os que se interessam pela causa, registam-se também as palavras amáveis de Sir Stanley Rous, que esteve presente numa palestra na então Comissão Central de Árbitros e que chegaria a Presidente da FIFA em 1961, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Ângelo Ferrari, do Presidente da Comissão Central, Filipe Gameiro Pereira (foto superior esquerda), o consagrado Ribeiro dos Reis, nosso representante na Comissão de Arbitragem da FIFA e do seu Departamento das Regras do Jogo, Manuel Mota, jornalista e antigo árbitro, Ricardo Ornelas, redactor do jornal Diário Popular, e Reis dos Santos, antigo Árbitro FIFA (e meu Grande Amigo que já desapareceu).
2. São transcritos trabalhos pelos Árbitros João Banheiro que fala sobre a autoridade do Árbitro, com o qual ganhou o 1º prémio do Ciclo de Palestras de 1957, e Mestre Francisco Gonçalves Guerra (foto inferior esquerda), que, nas conferências da Comissão de Arbitragem do Porto, proferiu tema sobre a lei XII (Faltas e Incorrecções).
3. Por motivos de ordem profissional não foi possível ao então Presidente da Comissão Central, Filipe Gameiro Pereira, aceitar o convite para colaborar num curso de aperfeiçoamento dos Árbitros escoceses, mas iria estar presente em Agosto no Curso de Instrutores realizado pela FIFA, em Macolin (Suiça).
4. Curiosidade: Nesta altura estava em estudo e organização o Seguro do Árbitro.
5. Os primeiros elementos que colaboraram no Boletim: Director: Dr. Décio de Freitas. Editor: Joaquim Campos, FIFA. Redactores: Abel Macedo Pires, Eduardo Gouveia (FIFA), Raul Martins (FIFA), Virgílio Leitão e Joaquim Carvalho. A Redacção e a Administração estavam situadas na rua da Emenda, 30-1º andar (Lisboa), com o telefone (fixo) 20721. O custo do exemplar era de 3$50 (três escudos e cinquenta centavos).

Sobre o número 2, referente a Agosto de 1957, tenho a distinguir:

1. A divulgação da atribuição da medalha de bons serviços ao Árbitro FIFA Paulo de Oliveira, de Santarém, (ver foto-reparem que se usava casaco para dirigir o jogo), pela Federação Portuguesa de Futebol.
2. As resoluções tomadas pela Comissão Central dos Árbitros, realçando-se o agradecimento ao Ministro da Defesa Nacional pela autorização concedida a furriéis e sargentos para frequentarem Curso de Árbitros Militares realizado em Coimbra. O título e o correspondente prémio do melhor Árbitro da época 1956/1957 foi atribuído ao Mestre Francisco Guerra e aos seus auxiliares. Outorgada a Medalha de Bons Serviços aos Árbitros que atingiram o limite de idade: José Coreia da Costa (Porto), Libertino Domingues (Setúbal), Luís Magalhães (Lisboa), Paulo Oliveira (Santarém). Foram propostas para Árbitros FIFA, Abel da Costa (Porto), Eduardo Gouveia (Lisboa), Fernando Valério (Setúbal), Francisco Guerra (Porto), Hermínio Soares (Lisboa), Inocêncio Calabote (Évora) e Joaquim Campos (Lisboa). Que, a partir da época 1957/1958 os Árbitros Assistentes não possam permanecer em cada equipa mais do que duas épocas. Que se interceda junto da FPF a revisão dos prémios das II e III Divisões, tanto para os Árbitros como dos seus colaboradores. As reuniões anuais com os Conselhos de Arbitragem foram assim elaboradas: 31 de Agosto de 1957 (sábado), no Porto, com Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu. No dia 7 de Setembro (sábado), em Lisboa: Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Todos deverão apresentar relatório sobre os temas a tratar.
3. O Mestre Joaquim Campos é louvado pelo Cônsul de Portugal na Corunha pela sua participação no jogo Atlético de Bilbao-Vasco da Gama, para a taça Tereza Herrera.
4. De Hermínio Henrique Soares, FIFA, é reproduzido o trabalho por si apresentado na Comissão Central, cujo tema foi Leis V e VI do Código do Jogo.
5. É relatado, ao pormenor, como decorreu o 3º curso de Instrutores realizado pela FIFA e na Suiça, onde esteve Filipe Gameiro Pereira.
6. O curso anual dos árbitros portugueses realizou-se nas instalações da sede (!?) da Comissão Central, tendo como prelectores, Ribeiro dos Reis (Leis do Jogo), Prof. José Esteves (Preparação física), Reinaldo Torres (Relatórios do jogo) e Filipe Gameiro Pereira (Curso de Instrutores FIFA-Suiça).
7. Divulga-se lista com os 17 Delegados (correspondentes) do Boletim, faltando os da Horta, Bragança e Ponta Delgada. Também se dá conta da lista de nomes dos 16 colegas estrangeiros que pretendem colaborar no Boletim
8. Do Mestre Joaquim Campos é descrito um seu artigo, com o título: A dualidade de critérios é o corolário de paixões e do desconhecimento das leis.
9. É accionada a Tribuna do Árbitro, primeiras consultas e respostas a questões técnicas relacionadas com o sector.
10. Curiosidades: É afirmado que não é muito viável o aumento de prémios para os jogos da primeira divisão. No que diz respeito aos encontros da segunda e terceira divisões, pode ser que se dê um jeitinho (sic). A Grécia, Israel, Roménia e Turquia estão dispostos a aceitar para os seus jogos a nomeação de Árbitros portugueses.
11. A foto da equipa de arbitragem, constituída por Abel da Costa (actualmente com 94 anos de idade), Joaquim Campos (com 83), que foi o Árbitro, e António Calheiros (já falecido), reporta-se ao jogo Saint Ettienne-Milão, na final da Taça Latina, disputada em Madrid, no dia 23 de Junho de 1957 (domingo).

E, por agora é tudo, até à próxima. Ai que saudades, ai, ai…

Sem comentários: