sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

PROF. JOÃO GOMIDE – RESPONSÁVEL ADMINISTRATIVO DA ESCOLA BRASILEIRA DE FUTEBOL


Este nosso novo Amigo esteve em Lisboa, com seus pais (Dª Marina e Sr. Denis) e sua irmã (Marcela), e aproveitou para contactar a hierarquia futebolística na Capital. Foi-lhe proporcionado visitar a sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Lisboa e o seu espectacular Museu, a sede do Sindicato dos Jogadores, o Conselho de Arbitragem lisboeta e a sede da APAF. Nesta voltita deve ter percorrido, comigo, aproximadamente 10 quilómetros, mas a pé. Foi um excelente exercício para um professor de Educação Física que demonstrou estar preparado para esta proeza...
De todos recebeu promessas de que se poderá vir a estabelecer protocolos de cooperação com a Escola, na expectativa de se promover a troca de experiências, documentos, ideias e orientações. Destaque-se a profícua reunião com o Prof. Arnaldo Cunha, Coordenador Técnico Nacional da FPF, onde também esteve Israel Costa, um outro amigo brasileiro, estudante universitário, que estará em Portugal mais um tempinho para obter o doutoramento na área do futebol.
Na noite de terça-feira Vítor Pereira – que esteve recentemente a ministrar na referida Escola, que dista cerca de 80 quilómetros do Rio de Janeiro, o Curso de Formadores de Árbitros promovido pela FIFA – ofereceu um jantar-convívio, onde, para além do Professor João e seus familiares, esteve também o Presidente da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Dr. António Sérgio, e eu, claro…
O Prof. João Gomide antes de regressar ao Brasil irá, ainda, ao Porto e percorrer alguns países da Europa, onde, junto das entidades desportivas, procederá à recolher de material necessário para os seus estudos e projectos que enriquecerão o futebol brasileiro nas suas mais variadas áreas.
Espero encontrá-lo em Junho próximo, em Belo Horizonte, quando me deslocar ao Brasil para, na sequência do que já fiz em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assistir ao jogo mais empolgante e apetecido da América do Sul: Brasil-Argentina! E logo a contar para o 2010-África do Sul… Vai ser um espanto!

Sem comentários: