domingo, 20 de janeiro de 2008

APONTAMENTOS SOBRE A MINHA ACTIVIDADE DESPORTIVA (6)



O que vou contar a seguir nada tem a ver com o futebol senão o facto de terem uma bola em comum. Estou a falar do pingue-pongue...

Pois bem, também fui um adepto amador do Ténis de Mesa. Aprendi a jogar quando tinha os meus 16/17 anos com uns amigos no Ferroviário, em Lisboa, utilizando a hora de almoço dos empregos para praticarmos esta interessante modalidade.

Depois, quando segui para São Tomé e Príncipe a bordo do paquete Império (foto, 11.6.1964), comecei por jogar em mesas dos passageiros da 3ª classe, no convés, onde jogava a ralé e, de convite em convite, cheguei aos camarotes de luxo, a defrontar os oficiais das forças armadas portuguesas que iam a bordo com destino a vários portos das então províncias ultramarinas portuguesas… Ganhei algumas vezes e perdi outras nos muitos jogos que disputei durante os 9 dias de viagem, com passagem pela ilha da Madeira. Muitas bolas ficaram no Oceano Atlântico…

Em São Tomé, aí sim, tive oportunidade de jogar com alguma frequência com briosos adversários, incluindo o José Guiomar Fernandes, natural do Distrito de Santarém, militar como eu (1º cabo foto-cine), que, apesar de nunca me ter ganho qualquer partida, desafiava-me quase todos os dias para a liça. Por brincadeira apostávamos uma garrafa de cerveja. Então não é que me vim embora (em 1966) e ficaram pagas umas quantas cervejas que nunca cheguei a beber…

Mais tarde, depois de ter regressado a Lisboa e em representação da empresa onde laborava participei num campeonato organizado pela entidade que geria o desporto para trabalhadores. Quanto a classificações escusado será adiantar algo, pois entre estrelas eu era o que menos brilhava, isto é, era o mais apagado, logo…

Em 26 de Agosto de 1976 (ver diploma) ainda frequentei um curso de candidato a Árbitro mas mesmo tendo obtido a aprovação não me foi possível seguir para além de ter colaborado na direcção de muito poucas partidas dum torneio relâmpago que se efectuou em Lisboa. O futebol chamava-me…

Sem comentários: