sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA E SILVA – GALARDOADO



Este meu Bom Amigo, um jovem de 82 anos de idade, antigo Árbitro dos quadros nacionais, foi distinguido pelo Município de Vila Real com a Medalha de Prata de Mérito Municipal. Esta deferência foi outorgada na sessão plenária de 4 de Julho de 2007, e entregue no dia da comemoração dos 82 anos da elevação a Cidade de Vila Real, 20/7/2007, pelo seu Vice-Presidente da Assembleia, Dr. Pedro Chagas Ramos (na fotografia, à direita, a saudar Henrique Silva).

Natural da Freguesia da Sé (Bragança), onde nasceu em 5 de Fevereiro de 1925, teve uma brilhante e edificativa carreira, não só como Árbitro de Futebol, Andebol e Ténis de Mesa, como também no campo do associativismo onde foi fundador e dirigente de colectividades desportivas. Filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Vila Real, destaque-se o facto de ter permanecido durante várias épocas na 1ª categoria nacional (foto) e prelector de excelência em inúmeros cursos de candidatos a Árbitro. Pela sua constante, desinteressada e meritória actividade que desenvolveu, desde sempre reconhecida pelos seus conterrâneos, viu atribuírem-lhe a honra de ser o Patrono do Núcleo de Árbitros de Futebol de Vila Real, fundado em 21 de Novembro de 1996. Também o Governo da República, tendo em linha de conta o contributo que Henrique Silva deu ao desporto português, concedeu-lhe, em 27 de Setembro de 1999, a medalha de Bons Serviços Desportivos.

É uma honra para a arbitragem portuguesa ver mais um dos seus dignos representantes ser homenageado e em vida! É oportuno registar as suas palavras, recolhidas aquando da comemoração do 8º aniversário do seu Núcleo: Para além de agradecer a todos quantos têm dado continuidade ao meu trabalho, lanço um apelo à juventude do distrito, que optem pela arbitragem, pois que, hoje com oitenta anos, se tivesse ainda 20 ou 25 anos, voltaria para a arbitragem.

Que o exemplo de Henrique Silva, Homem leal, humilde, honesto e sincero seja um incentivo a todos aqueles que estão nesta causa com todas as virtudes e nenhum defeito… Vale a pena participar e defender padrões justos e nobres, direi eu…

Nota: Por me ter chegado a informação deste acontecimento na semana passada só agora foi possível promover a sua divulgação. O meu agradecimento à Câmara Municipal de Vila Real pela sua valiosa colaboração. Bem-haja!


Sem comentários: