terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CULTURAL PONTINHA-RINCHOA, TOJAL-CASA PIA E SELECÇÕES DE ANGOLA-EGIPTO - JOGOS DO FIM-DE-SEMANA






















No sábado, dia 12, na Pontinha, assisti ao desafio das equipas de Juniores do Clube Atlético e Cultural (Fundado em 06.05.1974) e do Grupo Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês (F.01.03.1958), cujo resultado final foi a vitória dos donos da casa por 1-0.
Equipa de arbitragem: Hugo Miguel Soares Silva (Árbitro), João Paulo Leitão Junqueira e Pedro Tiago Rodrigues Sousa.
Tive o privilégio de cumprimentar o Prof. João Barnabé, meu Bom Amigo, Treinador e um entusiasta pelo futebol que tem desenvolvido as suas capacidades, saberes e empenhamento em benefício de causas justas e filantrópicas, caso do futebol de rua, onde exerce a função de seleccionador nacional, tendo obtido êxitos que orgulham os portugueses. Apraz-me registar que o CAC tem ao seu serviço, desde o início desta época, um fisioterapeuta, o sr. Gabriel Vargas que, aos 18 anos de idade, perdeu a visão total, mas não a vontade de servir a comunidade e o desporto como demonstra em todas as acções a que é chamado durante o jogo, na assistência aos lesionados. Resta acrescentar que obteve o Bacharelato em 1998 e a Licenciatura em 2005 títulos que, aliados aos seus conhecimentos, à sua experiência, ao seu profissionalismo e à sua simplicidade e simpatia, são uma mais-valia para o futebol e não só.

No domingo, dia 13, no Campo da Meia Laranja jogavam o Atlético Clube do Tojal (F. 13.03.1944) e o Casa Pia Atlético Clube (F. 03.07.1920), respectivamente o 2º e 1º classificados da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa e foi para lá que me dirigi. O encontro foi bem disputado, com emotividade e muita entrega, logo o empate (1-1) verificado no final, ajusta-se plenamente.
Equipa de arbitragem: Júlio Manuel Silvestre Silva Branco (Árbitro), José Oliveira Santos e Francisco José Costa Paulo.
Para além de referir o excelente estado de asseio e conservação das cadeiras das bancadas, graças à eficiência e ao dinamismo da responsável das Relações Públicas (Dª Rita Margarida Silva), a quem, novamente, expresso as minhas felicitações. Dá gosto ir campo do Tojal (eu já lá vou esta época 3 vezes). Saudei o meu Bom Amigo José Carlos Pires, que após ter superado um problema com a sua saúde, está apto e desejoso de voltar àquilo que tanto gosta de fazer: treinar, ensinar e valorizar o futebol.

Quando regressava a casa ouvi na rádio que, em Alverca, iam defrontar-se daí a pouco, em encontro amigável as selecções de Angola (F. 1979) e do Egipto (F. 1921). Logo rumei para lá não só para ver o jogo, como também na expectativa de cumprimentar os seus dirigentes, para lhes desejar as maiores venturas no CAN-2008.
Vi o jogo, que terminou empatado 3-3, mas quanto a cumprimentos só tive a felicidade de saudar o capitão da equipa, Paulo José Lopes Figueiredo, que, entretanto, tinha sido substituído, expressando os meus votos de felicidades para a equipa e um deixei um forte abraço de amizade para o Prof. Oliveira Gonçalves e Joaquim Dinis, responsáveis técnicos do seleccionado, quem saudei em Luanda, quando em Março último lá estive.
Equipa de arbitragem: Lucílio Baptista (Árbitro), Venâncio Tomé e Luís Ramos.
A fase final do CAN (Campeonato Africano das Nações) realiza-se este ano em Gana, de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro e vão competir as seguintes 16 selecções: Grupo A, Gana, Guiné-Conacri, Marrocos e Namíbia. B, Benin, Costa do Marfim, Mali e Nigéria. C, Camarões, Egipto, Sudão e Zâmbia. D, África do Sul, Angola, Senegal e Tunísia. Quanto às equipas de arbitragem serão constituídas dos 16 Árbitros escolhidos assim como de 16 Árbitros Assistentes. Para esta última função foi nomeado o angolano Inácio Manuel Cândido, (N. 27.01.1971) desejando que tudo lhe corra bem – o mundial 2010-África do Sul está mesmo à porta – e, como curiosidade, foram chamados da Confederação Asiática para actuarem neste certame Yuichi Nichimura (N. 17.04.1972, Japão, Árbitro) e Hea Sang Jeong (N 01.06.1971, Coreia do Sul, Árbitro Assistente).

Sem comentários: