terça-feira, 29 de abril de 2008

ALBERTO HELDER, MOTOQUEIRO?


Claro que não! A motorizada, que era do Alcântara, um fotógrafo simplesmente admirável, só serviu para o efeito, nada mais.

Esta foto foi tirada em São Tomé, no dia 30 de Abril de 1966, fardado, quando cumpria o serviço militar obrigatório. Faz amanhã 42 anos…

Falando do Alcântara, respeitando a sua memória, deixem-me contar este episódio, que presenciei na sua loja:

Naquela altura de penúria alugava aos seus patrícios casacos, gravatas e camisas somente para posarem para a máquina fotográfica. Também por questões económicas aproveitava colocar duas pessoas, assentadas uma ao lado da outra, para aproveitar um só negativo. Depois de reveladas cortava as fotos ao meio e servia, assim, os dois clientes. Mais tarde, um deles ao ver que as fotografias que recebeu não eram as dele, dizendo que ali estava uma pessoa com gravata, o bom do Alcântara aproveitava a oportunidade para fazer negócio e não desarmava. Afirmou logo: Com gravata é mais tanto… Independentemente fosse ou não o interessado que estivesse na foto…

Um camaradão esse Alcântara, sempre prestável e amigo. Todas as fotos que tirei em São Tomé se devem ao seu talento, à sua disponibilidade. Que descanse em paz!

2 comentários:

António Serrano disse...

O fotógrafo do meu casamento, por intervenção do Raimundo. Duas pessoas maravilhosas, o Raimundo e o Alcântara, que nunca esquecerei.
Obrigado.

FLÁVIO ANDRADE disse...

Prezado Alberto.
Esta foto vai ser guardada por mim. Foi tirada no ano em que eu nasci 1966-10-03. Se num dia tiver possibilidade irei fazer um MUSEU em nome do meu querido pai Alcântara Pires dos Santos Andrade, por isso ainda aos 45 anos de Idade ando a estudar na universidade.
Um abraço
Flávio Andrade