domingo, 27 de abril de 2008

URIAS CRESCENTE – UM MESTRE, QUE DIZ SER UM ETERNO APRENDIZ…


Este meu bom Amigo, pessoa profundamente conhecedora da matéria de arbitragem de futebol, foi um excelente Árbitro de futebol tendo atingido as mais elevadas posições na carreira, destacando-se as suas qualidades impares, pela coerência, personalidade, dedicação e muito gosto pela causa. Foi Formador de referência e, actualmente, exerce a função de observador da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Tive a felicidade de com ele partilhar a sua vivência os três congressos onde estivemos presentes: Caldas Novas (2004), São Paulo (2006) e, agora, Rio Grande do Sul (2008).

Urias Crescente Alves Júnior, nascido em 19 de Janeiro de 1923, é o Árbitro com mais tempo de arbitragem no Brasil. Quando a FIFA limitou os 50 para paragem total, Urias já tinha 60 e apitando bem. Continuou até aos 67. Por ser um Árbitro respeitado em todo o Estado de Goiás, os clubes só o queriam a ele. Os dirigentes diziam que o preferiam a arbitrar andando do que os outros correndo sem saber apitar. Só dava Urias!

Sempre muito bem disposto e comunicativo, tem recebido os mais elevados encómios pelo seu empenhamento à arbitragem brasileira, das quais destaco a comenda atribuída pelo Governo do Estado de Goiás, a Ordem do Mérito Anhanguera, somente aos ilustres goianios.

Como disse anteriormente, é com muito gosto que vou tentar expressar três pequenas histórias que me contou, as quais, exceptuando a última, são contadas na primeira pessoa:

1-Estava dirigir um desafio em que os adeptos de um dos clubes não estavam nada a gostar da sua actuação, razão por começaram a ofendê-lo, a chamar-lhe nomes e atingirem a honra a reputação da senhora sua mãe. Esta, ao ouvir na rádio o que se estava a passar no jogo do seu filho Urias, correu para lá e, no local, perguntou em alta voz quem é que estava a enxovalhá-lo. Ninguém, mas mesmo ninguém se manifestou… Pudera, pois a senhora sua mãe levava um revolver na mão!...

2-Naquele tempo, as estradas não eram lá grande coisa, razão porque partiam para os jogos com muita antecedência. Num dos trajectos a camioneta onde viajava avariou e já não seguiu viagem. Urias, apreensivo, só consegue boleia muito mais tarde num camião carregado de toros de madeira. Lá foi na caixa da carga e muito mal acomodado, como se compreende. Mais à frente o seu novo transporte também pifou. E as horas a passarem-se. Vinha um rapaz a cavalo e trazia outro pela trela. E não vai de modas. Pediu a montada emprestada e galopou para o local do jogo, tão depressa quanto possível. Conclusão: Pensa-se que deve ter sido o primeiro Árbitro no mundo a chegar ao campo montado num cavalo… E foi muito mal recebido, pois a hora prevista do jogo, já lá ia!

3-No Brasil os clubes que jogavam em casa é que pagavam directamente aos Árbitros que dirigiam os seus encontros. Um trio deslocou-se a uma cidade do interior e veio de lá com as mãos a abanar, pois não receberam. Como também não tinham dinheiro para a viagem de regresso, o chefe de equipa, que era polícia, arranjou um estratagema que resultou: Algemou os seus colegas, os Assistentes, e pediu transporte oficial para 2 perigosos bandidos que foram si apanhados…

Urias Crescente está a elaborar um livro de memórias e estou expectante quando sair, pois não quero perdê-lo de forma alguma.

Entretanto, já depois de ter este texto elaborado, e graças aos meus bons Amigos José Alberto Braga (que me cedeu a foto da época) e Teodoro Castro Lino, vim a saber, entre outras importantes informações, que Urias Crescente inaugurou o Estádio da Serra Dourada, em Goiânia, Capital do Estado de Goiás, donde é natural, no dia 9 de Março de 1975, com a presença de 79.610 espectadores. Um recorde que ainda não foi superado. E, surpresa das surpresas, o jogo que se disputou nessa data foi entre a selecção do seu Estado e a selecção portuguesa, que terminou com a vitória dos nossos irmãos brasileiros por 2-1… José Maria Pedroto era quem treinava a equipa de todos nós e foi Octávio que marcou o golo português.

1 comentário:

Jair Antunes disse...

Viva Urias!!!