terça-feira, 22 de abril de 2008

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM (VI)


-Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul-

Esta é a última crónica de tão grandioso evento que a ANAF e o SAFERGS organizaram para contento de todos os participantes e convidados. A cerimónia de abertura, os trabalhos, as discussões, as votações, o encerramento, enfim, foi tudo como se previa e sempre em beleza. Espero voltar no próximo ano para mais um convívio entre os meus bons Amigos brasileiros e brasileiras!

-Junto à Prefeitura de Porto Alegre-

No domingo, depois de ter assistido ao jogo Ulbra-Internacional, em Pelotas, regressei ao Hotel e acedendo ao convite de Rui Raposo – que esteve à tarde no Estádio a supervisionar o sistema de transmissão na equipa de arbitragem – fomos jantar num dos restaurantes da Calçada da Fama, pois não foi possível ao José Pessi estar connosco, o que se compreende, face à montanha de tarefas que até aí desenvolveu longe dos seus familiares.


-Cleidy Mary Nunes Ribeiro, Assistente FIFA-

Na segunda-feira, conforme o combinado, o meu bom Amigo José Pessi – sempre prestável, sempre atencioso – foi levar-me ao Aeroporto de Porto Alegre onde iniciei a viagem de regresso. A despedida foi emotiva, mas prometi voltar breve, o que farei com imenso gosto. Assim, as saudades serão reduzidas ao mínimo.


-Entrevistado para a Rádio Local-

Tinha idealizado encontrar-me no Rio de Janeiro com o escritor e meu bom Amigo José Alberto Braga, mas gorou-se a comunicação pois assumiu compromissos inadiáveis e foi de todo impossível comparecer. Paciência, fica para a próxima.


-Com o Decano Nestor Ludwig-

Saí do Rio e passadas 9 horas já estava a desembarcar em Lisboa, radiante, feliz e pronto para regressar ao Brasil, país que estimo, gente que respeito e admiro.


-Com Sérgio Corrêa da Silva-

A todos o meu obrigado pelas deferências que recebi, pelo acolhimento que me proporcionaram, pela amizade e fraternidade que me transmitiram com imenso sentimento e carinho.


-Christian Ducharme, do Cartão Vermelho-

Bem-hajam!



-Moah, grande organizador-

Transcrevo e bastante agradeço as mensagens que, entretanto, fizeram o favor de me enviar:

-Um grupo de amigos de Goiás-

1 - 31 de Março, 01H27 - OLÁ AMIGO ALBERTO, TUDO BEM? EU SOU TÂNIA, LEMBRA; EU TIVE CRISES DE PÂNICO NO AEROPORTO EM BRASÍLIA. AMIGO ALBERTO EU ESTOU BEM, CHEGUEI BEM EM CASA NÃO TIVE MAIS PÂNICO, ENFIM TUDO PASSOU GRAÇAS A DEUS. JÁ VOLTEI ÀS AULAS E TAMBÉM ÀS ACTIVIDADES DE SEMPRE. AGRADEÇO DE CORAÇÃO A TUA BONDADE E PACIÊNCIA AO CUIDAR DE MIM NAQUELE MOMENTO DIFÍCIL. É BOM CONHECER E SABER Q AINDA EXISTEM PESSOAS BOAS NESTE MUNDO. E VOCÊ COMO ESTÁ? JA VOLTOU PARA PORTUGAL? GOSTOU DE PORTO ALEGRE? MANDA NOTÍCIAS. UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E FAMÍLIA. TÂNIA MANSKE.
-Porto Alegre, cidade em movimento-

2 - 1 de Abril, 12H13 - Caro amigo Alberto. Somente retribui a sua imensa dedicação quando estive ai em Portugal e pretendo um dia voltar. Muito obrigado em poder estar com o amigo por todos esses dias. Um forte abraço. José Pessi.

-Com João Honório e outro companheiro-

3 - 12H50 - Amigo Alberto. Estou feliz em saber que retornaste para Portugal e está bem. Tenha certeza que você contribuiu muito com a arbitragem brasileira. Quando quiseres retornar pode estar certo que estaremos aqui do outro lado do oceano de braços abertos para lhe acolher. Desejo a você e seus muita paz e saúde. Um forte abraço, do amigo de sempre. Carlos Simon. PS - Abraços a todos os árbitros Portugueses.

- -A despedida-

4 - 14H43 - Prezado Sr. Alberto. Conforme combinado estou enviando este mail para mantermos contacto, ratifico que foi um grande prazer tê-lo conhecido e coloco-me à disposição aqui no Brasil. Um abraço do Fernando Morais Maia Silva-Porto Alegre.


-À porta do Hotel Albert, em Porto Alegre-

5 - 17H07 - Caro amigo. Muito obrigado pelo e-mail, assim como pelos cumprimentos dos nossos amigos Brasileiros. Estou a ver que continua a viver Arbitragem a 100%, sim senhor! Um abraço. Bertino Miranda.


-Dárcio Pereira, Rui Raposo, Urias Crescente, Vítor Oliveira e José Pessi-

6 - 19H39 - Boa tarde. Pois folgo em saber que correu bem a viagem. Já estou na realidade em São Paulo e caso encontre a Ana Paula, pois decerto reencaminharei os seus cumprimentos, da melhor forma possível… Quanto ao contacto de Angola, agradeço desde já a sua atenção e preocupação, e verei de fazer o contacto logo que possível. Obrigado e um grande abraço. Rui Raposo.

-Mais amigos e mais despedidas-

7 - 2 de Abril, 13H18 - Caro amigo Helder. Para nós, foi gratificante a presença do amigo, tanto pela importância para o futebol mundial, quanto e principalmente, pelo espírito aberto, amigo, que contagia todos nós. Se alguém tem que agradecer, este alguém sou eu, por tamanho prestígio e minha primeira actuação frente à ANAF, contar com presença tão ilustre e tão estimada. Agora e sempre o seu compromisso ao nosso lado será inevitável. Queremos contar com vossa presença em todos os nossos eventos, tanto de trabalho, quanto de lazer. Crescemos todos nesta oportunidade. Muito obrigado e desculpe-nos por não fazermos mais, pois, conforme o amigo pode verificar, passamos por momentos difíceis, porém, que pareceram fáceis diante de tão selecto grupo de amigos e profissionais presentes, como você. Conte connosco sempre. Abraços fraternos. Jorge Paulo.


-Porto Alegre-

8 - 13H51 - Olá Alberto! E aí? Quer dizer que foi bem tratado no Brasil? Como sempre, né? Correu tudo bem no congresso? Beijos. Silvia.

-A caminho do Estádio, com José Pessi a conduzir-

9 - 16H10 - Bom dia, meu nobre amigo Alberto. Apenas lembrando... Não te esqueças de buscar em tua privilegiada rede de contactos, alguns nomes para me indicar como novos colunistas internacionais do site Cartão Vermelho. Conto com tua ajuda para termos um colunista permanente em cada país de língua portuguesa. Da mesma forma que fazemos, os novos colunistas devem ser sábios ex-árbitros (ou na falta deste, árbitro actuante FIFA) e nos enviar uma coluna por mês religiosamente para brindar nossos leitores com a sabedoria de uma cultura distante. Mudando de assunto, gostei muito do nosso encontro em Porto Alegre. Parabéns pela palestra e amizade. És uma pessoa muito querida por nós! Forte abraço,Christian BRASIL.

-No Estádio de Pelotas-

10 - 18H18 - Obrigado Alberto Helder. Espero que esteja tudo bem consigo. Aquele abraço de amizade. José Cardinal.

-No Estádio com a equipa de arbitragem-

11 - Dia 3 de Abril, 1H58 - Boa Noite, Te agradeço de coração por ter me dado esse presente, as fotos ficaram maravilhosa. Marcelo Bispo, Maranhão.

-Estádio da ULBRA-

12 - 2H53 - Boa noite estimado Alberto! Vi que enviaste e-mail para Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola. Muito obrigado! Ficarei na torcida pelo SIM dos nossos co-irmãos. PS. Já actualizei a foto da coluna. Grande abraço. Christian.

-Protecção à equipa de arbitragem-

13 - 11H11 -Caros amigos, bom dia! Estou agradecendo a oportunidade de rever o amigo Alberto Helder, no 27º Congresso das Entidades dos Árbitros de Futebol, ocorrido no período de 28 a 30 de março p.p. Sua participação foi efetiva e, dentro do tempo disponível, proferiu uma brilhante palestra aos congressistas. Também não poderia deixar de registrar a lembrança enviada pelo casal Real que, ainda, será entregue à Iri hoje a noite, quando retornar à São Paulo. Obrigado, também, pelo cartão e bela mensagem que muito nos alegra se confirmada. Meus amigos de além-mar, deixo à todos um abraço, esperando sempre poder revê-los. Sérgio Corrêa da Silva.


-Na cabine da equipa de arbitragem-

14 -12H04 - Olá Alberto. Fico feliz por ter deixado um rasto de alento e uma semente de futuro no Brasil. Também recebi muita competência e paixão pela arbitragem dos nossos irmãos atlânticos. Agradeço-te as palavras e os recados. Abraço para ti também. VP (Vítor Pereira).

-Urias Crescente recebe camisola autografada de Fernandão-

15 - 16H08 – Hola. Grande figura!! Obrigado pelas fotos, ficaram realmente muito boas. No site do sindicato postamos um registro da sua pessoa...clic lá e confira. Li no blog suas crónicas sobre a viagem e fiquei encantado! Pode estar certo que já o seu mais novo leitor! Abraços. Moah.

-Aeroporto de Porto Alegre-

16 - 18H52 - Não esquecerei a sua amizade, pois achei uma pessoa muito simpática, muito comunicativa e quero sempre ter amigos INTERNACIONAIS como você. Gostei muito e quero me colocar a inteira disposição e gostaria de manter contatos com você, através de e-mail, do MSN, se é que estás acostumado a usar, e através de telefone, também se um dia precisar. Por isso coloco-me a disposição para trocas de experiências, de artigos, e de que você achar que é bom para nós dois e para as comunidades da arbitragem Portuguesa e Brasileira. Prof. Vilson Bagatini.

-No Rio de Janeiro-

17 - Dia 6, 19H21 - Amigo Alberto. Muito agradecido pela fotos. As do Rio de Janeiro também são lindas. Continuo aguardando o e-mail de amigos que possam fornecer-me algum subsídio sobre a situação profissional dos árbitros na Europa e possíveis acções cíveis de reparação de danos por erro dos árbitros. No mais, um abraço do tamanho do Rio Grande e do Brasil! Ademar Pedro Scheffler.

-A aeronave que me transportou para Portugal-

18 - Dia 7, 12H31 - Bom dia, meu caro e fraterno amigo. Mais uma vez, muito obrigado por mais essa gentileza. Estamos sentindo muito a sua falta. Do seu espírito alegre e amigo de sempre. Tenho certeza de que em breve nos veremos para matar a saudade. Saúde e abraços de todos nós, em especial um bem apertado meu. Jorge Paulo .

-Pôr do sol no Rio, que beleza!-

19 - 17H04 - Caro Alberto. Como sempre, estou disponível para colaborar em iniciativas que permitam o desenvolvimento e conhecimento da psicologia da arbitragem. Assim, o Dr. Lindonor pode contar com aquilo que entender ser adequado para o trabalho com árbitros brasileiros. Suponho que o amigo Alberto o informou daquilo que temos vindo a fazer neste âmbito. Grande Abraço. João Nuno Pacheco.

-Desembarque em Lisboa-

20 - Dia 21, 12H30 - Caro Amigo Alberto Helder, fico feliz por ver minha foto em seu blog, e tenho certeza que seu trabalho tem muito importância para a arbitragem não só portuguesa mas mundial, pois são pessoas como você que realmente tem amor pela arbitragem que me faz ainda lutar por esta causa, em 2005 passei maravilhosos 80 dias em Portugal depois de estar em Espanha mas infelizmente não o conhecia, passei momentos únicos e realmente quando voltei fiquei de coração partido, mas ano que vem irei reviver esse momento mágico mais uma vez e com todo a certeza irei visitar o amigo que com sua simpatia conquistou a todos no congresso da ANAF. Um grande abraço do amigo aqui da Paraíba. Elicarlos da Silva Lima. Secretário-geral Sinafep. Instrutor Árbitros. Árbitro Futsal CBFS.

-Que honra ter sido distiguido pela Organização do Congresso-



Sem comentários: