quarta-feira, 11 de junho de 2008

CARLOS ARSÉNIO – PROPOSTO PARA SÓCIO HONORÁRIO DA APAF

-Carlos Arsénio galardoado pelo Governo da República Portuguesa com a Medalha de Bons Serviços Desportivos-

Graças a iniciativa pessoal, princípios de justiça que a todos norteiam e o reconhecimento dos associados da APAF para quem contribuiu de forma generosa, empenhada e desinteressada para o seu engrandecimento, elaborei uma petição para atribuir ao jornalista desportivo Carlos Arsénio, o título de sócio honorário.

Eis o seu teor:

Considerando
-que a sua longa e exemplar carreira profissional ao serviço do Jornal Record, desde 1961, é uma mais-valia para o desporto-rei e para o jornalismo desportivo;
-que, desde sempre, tem dedicado uma particular e cuidada atenção à causa de arbitragem do futebol, cujos trabalhos pautam por sérios, objectivos, pedagógicos e sempre norteados pela isenção e verdade;
-que todos os agentes da arbitragem estão reconhecidos pela criteriosa análise com que aborda os assuntos que a envolvem, destacando-se o elevado sentido informativo e formativo que lhes transmite;
-que a APAF, em 12 de Maio de 2004, aquando da comemoração do seu XXV aniversário, atribui-lhe a Medalha de Honra perante a sua exemplar postura através dos tempos para com a Associação de classe e seus filiados.
Assim, ao abrigo do ponto 9, do Artigo 7º dos Estatutos, o grupo de sócios da APAF, a seguir identificado, propõe à Assembleia-geral que seja concedido o título de SÓCIO HONORÁRIO a CARLOS MATIAS ARSÉNIO.
(Segue-se a identificação dos associados e as suas assinaturas).

-Na cerimónia protocolar Carlos Arsénio com a campeoníssima Vanessa Fernandes e eu-

Para tal recolhi, para já, as assinaturas de 165 eventuais subscritores que assinaram o requerimento para que este amigo dos Árbitros e da sua Associação de classe seja distinguido com aquele galardão, documento que entreguei nos serviços da APAF, na tarde da passada segunda-feira, dia 9.

-Mário Real, dirigente da APAF, entrega-lhe a Medalha de Honra (2004)-

Já solicitei ao Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Olegário Benquerença, que está no EURO-2008, a representar condignamente a arbitragem portuguesa, que inclua este assunto na próxima reunião magna, assim como lhe dei conta que ainda irei contactar mais apoiantes para que esta comenda tenha um autenticação tão forte como amplamente nacional, reforçando assim a recolha já efectuada junto dos associados de um grande conjunto de Distritos, tais como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora e Setúbal.
-Jovens candidatos numa sessão teórica do curso onde foi o seu patrono (2001)-

Os sócios efectivos e auxiliares, isto é, Árbitros em actividade ou já jubilados, como eu, têm entendido e aplaudido esta ideia e convictamente pretendem a aprovação desta proposta.
-Formadores do referido curso, a partir da esquerda: Engº Aragão e Pina, José Neves e Antonino Silva-

Para além da recolha pessoal que tenho estado a fazer em vários locais dou conta que os consócios que visitem a APAF poderão subscrever lista que está à guarda dos serviços, a quem agradeço a colaboração, pois também lhes solicitei em Março passado que vão apresentando o documento a quem se deslocar até à sede.
-Aula prática-

Sobre a iniciativa levada a cabo para conceder este merecimento considero relevante e oportuno divulgar o artigo 7º dos Estatutos da APAF, que diz:

(CATEGORIAS)
l. Os associados da APAF distribuem-se pelas seguintes categorias:a) Fundadores;b) Efectivos; c) Auxiliares; d) Honorários; e) Mérito;f) Colectivos; g) Correspondentes.
2. Integram a categoria de Fundadores os associados que procederam à criação da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e respectivo processo de legalização. Esses associados terão os mesmos direitos e deveres dos associados efectivos ou auxiliares.3. São associados Efectivos, todos os Árbitros em actividade.4. São associados Auxiliares, os Árbitros licenciados, ou que tenham deixado de exercer a actividade.5. São associados Honorários as pessoas singulares ou colectivas, julgadas merecedoras desta distinção, por causa do acrescido prestígio e honra para a associação ou a classe que a mesma representa.6. São associados de Mérito, as pessoas, singulares ou colectivas, julgadas merecedoras desta distinção, pelos relevantes serviços prestados à associação ou à classe.7. São associados Colectivos os Núcleos de Árbitros, reconhecidos como tal pela Associação.8. São associados Correspondentes, os cidadãos que, não residindo no território nacional ou não tendo a nacionalidade portuguesa, preencham todos os demais requisitos que lhes permitiriam adquirir o estatuto de associado efectivo ou associado auxiliar.9. A proclamação dos associados Honorários e associados de Mérito será feita em Assembleia Geral, por maioria simples, sob proposta ou da Mesa da Assembleia Geral ou da Direcção ou do Conselho Fiscal ou na sequência proposta subscrita por um número de, pelo menos, cinquenta associados.

Entretanto, já solicitei ao Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Olegário Benquerença, que está no EURO-2008, a representar condignamente a arbitragem portuguesa, que inclua este assunto na próxima reunião magna, assim como lhe dei conta que ainda irei contactar mais apoiantes para que esta comenda tenha um autenticação tão forte como amplamente nacional, reforçando assim a recolha já efectuada junto dos associados de um grande conjunto de Distritos, tais como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora e Setúbal.

Os sócios efectivos e auxiliares, isto é, Árbitros em actividade ou já jubilados, como eu, têm entendido e aplaudido esta ideia e convictamente pretendem a aprovação desta proposta.

Para além da recolha pessoal que tenho estado a fazer em vários locais dou conta que os consócios que visitem a APAF poderão subscrever lista que está à guarda dos serviços, a quem agradeço a colaboração, pois também lhes solicitei em Março passado que vão apresentando o documento a quem se deslocar à sede.

2 comentários:

Augusto Fernandes disse...

Parabens sinceros ao bom amigo "mestre" Alberto Helder, por este fantástico blogger.Desde já pode contar comigo para todas as iniciativas em prol da arbitragem.
Um abraço grande.
Augusto Fernandes

joni disse...

Pode contar com a minha assinatura. Tive o prazer de conhecer e conversar com o Sr. Carlos Arsénio e família no ano passado. Não há dúvida que merece tal distinção pela pessoa que é e pelo seu historial profissional. De realçar a forma carinhosa e orgulhosa como vê os árbitros e o seu contributo para o bem do futebol.
Parabéns Sr. Alberto Helder pela iniciativa e pelo blog magnífico que tem.
Cumprimentos,
Maria João Freire