domingo, 27 de julho de 2008

LEIS DO JOGO – 2007


Temos que entender que é altamente desprestigiante para a FPF-Federação Portuguesa de Futebol editar agora o livro de leis com data de há um ano (Julho de 2007). E já não é a primeira vez. Há anos até que nem é publicado e alterações existem anualmente.

Acontece que o International Board, órgão máximo que aprecia e decide as propostas de alteração às regras do futebol, reuniu em 2007 (3 de Março, 121ª sessão, em Manchester, Inglaterra) e em 2008 (8 de Março, 122ª reunião, em Gleneagles, na Escócia) e o livro em português aparece quando deveria ter saído há, pelo menos, 365 dias. Sintomático…

Antes de dar a conhecer o que é o IFAB-International Football Association Board, deixem-me contar o seguinte:

Enquanto Secretário-Geral da APAF nas muitas reuniões de trabalho em que participei, quer com a FPF quer com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, fui sugerindo que o livro de leis deveria ser publicado, logo após a reunião anual do IFAB, e em quantidades suficientes para cobrir todo o Portugal (clubes, dirigentes, jogadores, árbitros, etc), assim como abranger os PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Timor, isto em defesa da língua portuguesa, dado que estes países recebem edições num dos 4 idiomas oficiais praticados na FIFA (alemão, espanhol, francês e inglês), que, para além de muito pouco os ajudar proporciona influência dum falar estranho, despropositado e muito nefasto.

As respostas que ao longo dos anos fui ouvindo, que sim, que a ideia é boa, é excelente, mas quanto a concretizações, nada… O Instituto Nacional dos Desporto, através de verbas disponíveis para o efeito ou entidades privadas poderiam concretizar esta simples ideia e o português, através do desporto, continuaria a desenvolver-se naqueles países.

De propósito não falei do Brasil, onde este assunto é tratado como se de prioridade se tratasse e logo que obtêm as legais alterações imprimem o livro e já está. Um exemplo que nós ainda não conseguimos igualar.

Bem, o IFAB é formado pelas Federações do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales) cada qual com 1 voto e pela FIFA, com 4 votos. Reúne anualmente em Assembleia-geral. Já uma vez a APAF sugeriu que reunisse em Lisboa.

As suas deliberações relativas às alterações das Leis de Jogo e se outra coisa não for decidida, as decisões tomadas na reunião de trabalho anual do Board entrarão em vigor desde a data da reunião. Entram obrigatoriamente em vigor para as Confederações e para as Federações Nacionais no dia 1 do mês de Julho seguinte a cada reunião.

Todavia as Federações Nacionais cujas épocas não tenham ainda terminado até 1 de Julho, podem aguardar o início da época seguinte para introduzir, nas suas competições, as alterações decididas. Para os jogos internacionais, todas as decisões entrem em vigor a partir do dia 1 de Julho seguinte à reunião da Assembleia-geral do Board em que tenham sido tomadas. A próxima reunião será em Março de 2009, na Irlanda.

1 comentário:

Dinis Gorjão disse...

No espaço de 3 semanas foi editado o Livro de 2007 e agora saiu também no site da fpf o de 2008.
"Sintomático".