terça-feira, 12 de agosto de 2008

PAINELEIROS, JORNALEIROS E CORRELATIVOS


EIS O ARTIGO DE OPINIÃO QUE ESCREVI EM JUNHO DE 2008 PARA O SÍTIO CARTÃO VERMELHO:

Em Portugal terminou a época maior do nosso futebol e felizmente que vamos deixar de ouvir, ver e ler as diatribes que uns quantos senhores auto-intitulados especialistas na matéria (será orgânica?) propalam as suas desditas análises que pecam por objectivas, precisas e concisas…
Esta gente – são poucos, mas têm muita freguesia… – que vive do futebol, deveria usar a sua energia (será que a têm positiva?) e os seus neurónios (será que os aproveitam?), sempre em favor do desporto-rei, destacando as suas virtudes, os seus ideais, e nunca o que, desde sempre têm feito: amesquinhá-lo, destruí-lo, injuriá-lo, desacreditá-lo, enfim, alvo fácil dum manancial de ofensas e agressões que seriam mais adequado em programas da área da maledicência, pela pouca-vergonha que demonstram e apregoam bem alto e pomposamente.

Todos estes especialistas, muito especiais, ao atacarem os erros dos Árbitros, fazem-no despudoradamente, irresponsavelmente, sem carácter, hostilizam, assim, o futebol no seu todo. Será que entendem isso?
Bom seria que aprendessem lendo os artigos de jornalistas conceituados como Cruz dos Santos (A Bola) e Carlos Arsénio (Record) dois bons mestres que, humildes e instruídos, sabem reconhecer quando cometem lapsos e informam-se nas fontes que sabem dos temas, nunca fazem leis e muito menos nunca deixam de rectificar o que está mal.
Quem é que avalia os tais paineleiros? Quem os certifica? Quem é que os corrige? Quantas vezes é que pediram desculpa pelos lapsos que cometeram? Dizer mal é fácil, justificar é que é difícil.
Noutro capítulo sugiro que os doutos jornaleiros venham a ter lições de português para que não cometam os erros e calinadas que dão quando abrem a boca. Alguns até precisam de consulta da terapia da fala, para seu bem pessoal.

Não é bom que um especialista anuncie na TV, Moreira de Conégos (referindo-se ao Moreirense), quando deveria pronunciar Moreira de Cónegos! Não é bom que se saiba que uma das suas especialidades desportivas é, pasme-se, o atletismo… Dizem que correm acelerada e impecavelmente para a tesouraria a tentarem que lhes paguem os seus honorários, proveitos referentes às baboseiras que semana-a-semana vão dizendo…

Para que este estado de coisas mude, sugiro que na próxima época tenham senso comum e que ajudem a ajudar. Como? Tão simples como estas 3 ideias:

1-Actualizarem-se com os novos métodos de saber estar, saber ouvir, saber falar.

2-Saberem aprofundadamente as leis e regulamentos para não dizerem anormalidades que ditas por tais sabichões são garantidamente seguidas e aplicadas.

3-Se afirmam que a arbitragem deve rejuvenescer porque não desencadearem uma campanha no sentido de promoveram a inscrição nos cursos de iniciação de arbitragem do maior número possível de candidatos para que se possa escolher a qualidade tão desejada para o sector?

Sem comentários: