sábado, 4 de outubro de 2008

MANUEL QUARESMA – UM HOMEM, UMA SAUDADE…

Este meu bom amigo, se ainda estivesse entre nós, comemorava hoje o seu 54º aniversário natalício, pois veio a este mundo neste mesmo dia e mês em 1954, na alentejana e formosa Aldeia Nova de São Bento. Manuel Mourato Quaresma, teve uma ascensão na Federação Portuguesa de Futebol, para onde entrou em 28 de Fevereiro de 1977, digna daqueles que dão tudo por um ideal e que conseguem atingir os mais altos patamares profissionais demonstrando no dia-a-dia as suas reais capacidades, sem esquecer a lealdade e dedicação, valores que garantem o êxito de qualquer iniciativa que sejam levadas a efeito pelas entidades que têm ao seu serviço tais colaboradores. Iniciou-se no Departamento Financeiro, mas a sua tendência era uma actuação mais activa e participativa razão da sua mudança para o Futebol Jovem, sendo, mais, tarde nomeado chefe de serviços do Departamento Técnico. Desde 1 de Fevereiro de 2003 foi empossado como Secretário-geral da FPF, função que já exercia há alguns meses. A Federação Portuguesa de Futebol está orgulhosa em ter escolhido Manuel Quaresma para director de dois torneios que foram referência e dignos dos maiores encómios por parte da UEFA (e não só): a fase final do Europeu Sub-17, realizado em Viseu, onde a equipa portuguesa se sagrou campeã; e o famoso e prestigiado Euro-2004, que nem palavras tenho para descrever o imenso serviço que ele prestou, em termos organizativos e bem no terreno, ao futebol português, europeu e mundial! Estive nestes dois grandes eventos e vi e admirei o modo de trabalhar Manuel Quaresma que nada deixava ao acaso. Organizado, rigoroso e metódico, virtudes que faziam parte do seu espírito, da sua maneira de estar e de ser. No sentido de recordar a sua memória a FPF atribuiu o seu nome ao auditório que tem na sua sede, local onde se realizam imensas actividades e cerimónias, todas elas condizentes com a dignidade que merece. Também, anualmente, é disputado o torneio do escalão Sub-16, onde estão envolvidas as 22 selecções distritais, e tem o seu nome como patrono. São os seus familiares mais próximos, Mauro, seu filho ou a senhora sua mãe, Dª Dulce que fazem a entrega do troféu à equipa vencedora. Em 23 de Janeiro de 2007 Aldeia Nova de São Bento também lhe prestou desportivamente o seu tributo com a realização de um jogo amigável entre as selecções Sub-16 de Portugal e da Rússia. Quanto ao seu currículo, destaco a sua eficiente colaboração na estrutura organizativa da selecção nacional que participou nos Jogos Olímpicos de 1996-Atlanta (EUA); Em 2003 faz parte do Quadro de Delegados aos jogos da UEFA; No ano de 2004 é indicado para a Comissão de Equipas Nacionais, painel da UEFA. Manuel Quaresma foi merecedor das seguintes distinções:
31.07.1999 - O Secretário de Estado do Desporto, Júlio Francisco Miranda Calha, determinou, através do Despacho 15.920/99, publicado no Diário da República 192 (II série), de 18 de Agosto, atribuir-lhe a Medalha de Mérito Desportivo dado a selecção portuguesa de Sub-18 ter conquistado o Campeonato da Europa 1999, realizado na Suécia.
30.06.2002 - É-lhe entregue por Gilberto Madaíl e Amândio de Carvalho, respectivamente, presidente e vice-presidente da FPF, o Certificado de Mérito Desportivo ao serviço do futebol júnior, emitido pela Federação.
14.07.2004 - O Dr. Hermínio José Loureiro Gonçalves, Secretário de Estado da Juventude e Desportos decidiu conceder-lhe, a título póstumo, conforme seu despacho 15.573/2004, publicado no Diário da República 182 (II série), de 4 de Agosto, a Medalha de Mérito Desportivo, pelos altos e relevantes serviços prestados ao futebol. Quanto ao relacionamento que tive com Manuel Quaresma, enquanto desempenhei as funções de Secretário-geral da APAF, foram, simplesmente, as melhores: sempre disponível para me atender, telefónica ou pessoalmente, célere na resposta às questões que lhe apresentava, enfim, um responsável à altura da Federação que servia com zelo, probidade e responsabilidade. Muito antes da realização do Euro-2004 e sentindo cada vez mais a necessidade dos homens do futebol se conhecerem bem melhor e, assim, caminharem lado-a-lado na busca das melhores soluções para o seu desenvolvimento, erradicando a burocracia tomei a iniciativa de o contactar no sentido de se promover uma reunião entre os Secretários-gerais de todos os sócios ordinários da FPF, extensivos aos Secretários da Arbitragem da FPF e da Liga, tendo como base o entendimento, a articulação de serviços, e tudo o que pudesse vir a constituir uma mais-valia para o desporto-rei, sem esquecer a arbitragem. Disse logo que sim, mas só se avançaria depois da realização do Euro-2004, pois estava muito assoberbado de trabalho com a maior organização jamais realizada em Portugal, cujo êxito repercutiu em todo o mundo! Comecei a contactar alguns dos Secretários-gerais, tendo todos eles manifestado a sua total concordância neste projecto – que anteriormente já tinha sido uma realidade.
Lembro-me de ter falado, entre outros, com Armando Carmezim (Lisboa), Domingos Santos (Porto), Luciano d’Almeida (Castelo Branco), António Costa (Portalegre), João Rocha (Leiria), Carlos Costa (Viseu), Emanuel Medeiros (Liga), Carlos Pinto (CA Liga) e António José (CA FPF). Também dei conta desta iniciativa ao então Vice da Federação, Engº Ângelo Brou, hoje seu Secretário-Geral.
Manuel Quaresma deixou-nos repentinamente. Foi no dia 11 de Julho de 2004, uma semana depois da final do Euro-2004, jogo entre as equipas de Portugal e da Grécia, que também não nos trouxe boas recordações, pois voltámos a perder, depois do jogo inaugural, no Porto.
Depois do desaparecimento dum nosso bom amigo fica-se com a sensação dum imenso e profundo vazio que nos roí e corrói bem dentro do nosso interior.
Perdeu-se um Homem, um Amigo, uma figura de referência.
Mauro Quaresma, seu filho, dadas as circunstâncias, foi admitido na Federação Portuguesa de Futebol e está a desempenhar cabalmente as tarefas profissionais que lhe destinaram. Está preparado para atingir os mais altos patamares na estrutura federativa, graças à sua capacidade, empenho e dedicação. Assim lhe dêem as merecidas oportunidades.

3 comentários:

Anónimo disse...

Descança em paz... grande homem!
Ao filho toda a sorte do mundo...

João Paulo Dias disse...

Os amigos de Padre Jose Correia da Cunha são dos que ainda não esqueceram os bons tempos da adolescencia e juventude deste saudoso amigo : Manuel Mourato Quaresma, no dia que passam 5 anos sobre a sua partida... não podiamos deixar de o recordar no bloque do seu amigo: http://padrecorreiadacunha.blogspot.com/

Muito obrigado pelo seu contributo.

Anónimo disse...

Amigos sou natural de Aldeia Nova de S. Bento e conheci pessoalmente o Manuel Quaresma. Solicito se possível que me informem os nomes dos progenitores, uma vez que ele dizia que era primo do Miguel Quaresma adjunto do Jorge Jesus e o Miguel esteve em Aldeia Nova este fim de semana e não consegue identificar nesse caso os tios. Alguém me pode ajudar.