sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

GUILHERME ALVES, CARLOS ROCHA E ANTÓNIO ALMEIDA – SAUDADE!

-Guilherme Alves-
Faz hoje 31 anos e um mês que um brutal acidente de aviação também enlutou a arbitragem portuguesa com a morte de três colegas que, no cumprimento do dever, pereceram no Funchal. -António Rocha Almeida-
Naquele dia (19 de Novembro de 1977, às 21H46), o avião da transportadora nacional (TAP), o Boeing 727/200, baptizado Sacadura Cabral, adquirido em Junho de 1974, que fazia o voo TP 425, debaixo de tempo adverso tentou aterrar no Aeroporto de Santa Catarina (hoje da Madeira), depois de duas tentativas falhadas, mas acabou por tocar no solo, em excesso de velocidade e com pouco espaço para travar a marcha, mas saiu da pista, descontrolado e, já fora dela, deu-se a tragédia. O aparelho explodiu e partiu-se em três, matando 129 dos 165 ocupantes (8 tripulantes e 157 passageiros, oriundos de Bruxelas (41) e os restantes 116 de Lisboa. -Carlos Rocha-
Julga-se que o facto da tripulação ter feito 14 horas de trabalho consecutivo, contribuiu para este gravíssimo acidente, que enlutou tantas famílias. A aeronave tinha 6.000 horas de voo. -Tinham dirigido o Benfica Sporting-
Entre os mortos regista-se os três componentes da equipa de arbitragem, filiados na Associação de Futebol do Porto, que foram nomeados para dirigir o jogo da 2ª Divisão Nacional, em que o Clube Desportivo Nacional recebia o Futebol Clube Barreirense. Esta singela homenagem é para recordar a memória dos nossos saudosos companheiros! GUILHERME JOAQUIM SOARES ALVES (Árbitro)
Natural da Freguesia de Cedofeita, nasceu em 5 de Maio de 1937 (tinha 40 anos) e era casado. Cobrador dos Serviços Municipalizados do Porto.
Pertenceu à Comissão Coordenadora Nacional de Árbitros de Futebol (desde Novembro de 1976) e também ao Grupo Coordenador dos Árbitros de Futebol do Porto. Iniciou-se na arbitragem em 1967. Estava há 3 anos na 1ª categoria nacional. O seu corpo foi depositado no Cemitério Municipal de Agramonte (Porto). ANTÓNIO FRANCISCO DA ROCHA ALMEIDA (Árbitro Assistente)
Nasceu em 16 de Agosto de 1943 (faleceu com 34 anos) e era casado. Empregado Comercial. Iniciou a actividade na arbitragem em 27/10/1967 e em Agosto de 1971 ascendeu à 1ª distrital. O seu corpo repousa no Cemitério Paroquial de Mafamude. CARLOS DA SILVA ROCHA (Árbitro Assistente)
Nasceu em 27 de Agosto de 1946 (faleceu com 31 anos) e era Torneiro Mecânico. Iniciou-se na arbitragem em 17/2/1975. Foi a sepultar no Cemitério de Leça da Palmeira (Matosinhos).

Nota: Agradeço as informações prestadas pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e do Porto e pela Junta de Freguesia de Mafamude. Bem-hajam!

3 comentários:

Anónimo disse...

Faz hoje precisamente 35 anos que o meu pai Carlos da Silva Rocha partiu, descansa em paz.

Francisco Alves disse...

Boa tarde desde já um grande obrigado pelo trabalho realizado,ao contrario de muitos que prometeram e nada fizeram(arbitros,responsaveis pela a arbitragem)abandonando-nos á nossa sorte a mim(FRANCISCO ALVES)á minha irma(NAZARE)e á grande MAE que temos(EMILIA).Tenho dificuldade em dizer o que me vai na alma mas mais uma vez obrigado,deixo contato para alguém que necessite de algum esclarecimento 919726652

FRANCISCO ALVES disse...

Boa tarde!
Desde já um grande obrigado pelo trabalho realizado, ao contrário de muitos que prometeram e nada fizeram (árbitros,responsáveis pela a arbitragem) abandonando-nos à nossa sorte, a mim(FRANCISCO ALVES), à minha irmã(NAZARÉ)e à grande MÃE que temos(EMILIA). Tenho dificuldade em dizer o que me vai na alma mas mais uma vez obrigado, deixo contato para alguém que necessite de algum esclarecimento 919726652.