sexta-feira, 10 de abril de 2009

ANAF – XXVIII CONGRESSO (IV)

A sessão de sábado, dia 28, foi totalmente dedicada aos assuntos relacionados com a ANAF e à categoria. Estiveram presentes nesta reunião magna os representantes dos Sindicatos dos Árbitros dos seguintes Estados: ACRE (João Gomes Jácome) ALAGOAS (George Alves Feitoza)
BAHIA (Fernando Andrade Santana) CEÁRA (Manuel Márcio Bezerra Torres-Membro do Conselho Fiscal da ANAF) GOIÁS (João Honório) MARANHÃO (Renato Rodrigues da Silva) MATO GROSSO (Edilson Mata) MATO GROSSO DO SUL (Roberto Soares Colman) MINAS GERAIS (Aguinel Faria Mozzer-Presidente do Conselho Fiscal da ANAF) PARÁ (Fernando José de Castro Rodrigues) PARAÍBA (Genildo Januário da Silva) PERNAMBUCO (Salmo Valente Valentim-Vice Presidente da ANAF) PIAUÍ (José Steifel de Araújo Silva) RIO DE JANEIRO (Messias José Pereira) RIO GRANDE DO NORTE (Valdir Medeiros da Nóbrega) RIO GRANDE DO SUL (Ciro Marconi Benck Camargo) RONDÔNIA (Lourival Domingos Lopes) RORAIMA (Gerválio Taigo de Carvalho Lira) SANTA CATARINA (Marco António Martins) SÃO PAULO (Dárcio Pereira) DISTRITO FEDERAL (Luciano Benevides de Sousa).

Restantes Directores da ANAF presentes:
Jorge Paulo de Oliveira Gomes (Presidente) José Pessi (Secretário-Geral) Hélio Prado (Tesoureiro).

Também os meus bons amigos
Arthur Alves Júnior (Secretário da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo) Elicarlos da Silva Lima, de Paraíba, que secretariou o Congresso e a quem estou imensamente agradecido pelo apoio que fez o favor de me dispensar, e eu assistimos a toda a magna reunião, que teve os habituais intervalos para o devido descanso e café.

Não puderam comparecer os delegados dos Estados de AMAPÁ, AMAZONAS, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, SERGIPE e TOCATINS, que, no Congresso anterior, em Porto Alegre, foram representados, respectivamente, pelos meus bons Amigos: (Nota: fotos de 2008)
Carlos Augusto Almeida Lima (Carlão) Celso Mota Rezende Walace Nascimento Valente Afonso Vítor Oliveira Almirdrovando Silva Lima Gasparino Bezerra Maciel. Vicente de Sousa Sobrinho, Presidente da FUNDESP-Fundação de Esportes de Piauí, que, devido a compromissos, não esteve na sessão de abertura do congresso, no decorrer dos trabalhos de sábado fez questão de afirmar, entre outras referências, o que de importante foi para Teresina a vinda do Congresso da ANAF. Quanto ao Congresso devo afirmar que assisti a uma jornada de elevado nível de entendimento entre todos os intervenientes nos assuntos apresentados, tanto na sua análise como na votação, facto que foi uniforme até ao fim dos trabalhos, pese embora o cansaço se fosse apoderando dos congressistas. Gostei imenso, uma vez mais, de presenciar toda a dinâmica da Assembleia e cogitar que os problemas que afectam a nossa causa são universais, isto é, tanto no Brasil como em Portugal e, consequentemente, no resto desta aldeia global… Os conteúdos discutidos foram resolvidos (ou quase). Sugeriu-se que o espaço de um ano é muito tempo para este género de encontro de trabalho. Pensa-se que terá que ser mais curto.
Surgiram opiniões e ideias que enobreceram os proponentes e os presentes. Idealiza-se promover em Agosto próximo um fórum internacional sobre a arbitragem do futebol. Está prevista a sua realização no Distrito Federal, hoje sede da ANAF. E pronto: Terminado o XVIII Congresso em beleza, foi dada voz a todos os presentes que fizeram os seus judiciosos considerandos a tudo o que se passou e perspectivaram futuro risonho para a arbitragem brasileira e seus agentes, assim como para o futebol do seu país. Quanto a mim, voltei a agradecer o honroso convite, ao mesmo tempo que disse sentir uma enorme emoção ao estar, uma vez, mais junto com os meus queridos Amigos brasileiros que estimo, considero e respeito. Ainda deixei uma ou duas reflexões que poderão vir a ser matéria de futura apreciação.
Espero, pois, voltar ao Brasil, pela sexta vez e sempre ao serviço da arbitragem… Despedimo-nos com uma forte corrente pessoal que a todos envolveu. O jantar fez-se de seguida e o merecido descanso também não tardou, pois no dia seguinte será realizado um importante encontro de futebol entre a equipa dos congressistas (uma autêntica selecção do Brasil, como acima se pode ver) e o time do Governador do Estado de Piauí, Wellington Dias, a KLB-Kilapa de Bucho! Disseram-me que a lotação está esgotada há muito tempo… E agora, adivinhem quem foram os nomeados para dirigirem esta importante partida? Vá lá, um palpitezinho não faz mal a ninguém… Na próxima crónica já vão saber, valeu?

Sem comentários: