domingo, 31 de maio de 2009

BAPTISMO DE VELA – UM ACONTECIMENTO QUE SE RECOMENDA

Graças ao Rui Fernando, meu filho, ao ter-me possibilitado esta nova experiência, pois ofereceu-me um cheque-presente no dia dos meus anos em 2009, para praticar uma das 60 hipóteses sugeridas, optei em reservar a tarde do dia 10 de Maio para navegar em pleno Rio Tejo!!!... Foi uma tarde alegre, dinâmica, emotiva e diferente que se passou no moderno, cómodo e veloz veleiro denominado “Arrábida”.
Mas, também me veio à ideia recordações – já que foi no rio principal de Portugal que aprendi a nadar – que também me levou e trouxe de África, que me lembrou terrivelmente da perda de amigos de infância, como foi o caso do Alexandre e do Albertino que lá para os sítios de Tancos, num curto espaço de tempo entre si, caíram e se afogaram no Tejo. Estavam em exercícios nas tropas pára-quedistas. Perto de quatro horas maravilhosas horas passadas no esplendoroso Tejo, com outros companheiros de viagem, Jorge Moniz e Miguel Fonseca, todos os três superiormente coordenados pelo jovem Mestre João Pedrosa nas manobras que tivemos de executar para que houvesse ir e voltar, sem sobressaltos ou situações embaraçosas. Ficámos a saber alguma coisa da nomenclatura náutica usada nestas lides, como vela grande, genoa, popa, proa, leme, bombordo, estibordo, mastro, adriça, motor auxiliar, cunho, caçar, folgar, nós, orçar, adernar, arribar, cambar, etc., etc.
Sugiro e certifico, vivamente, este passeio pelo rio, prática que será muito enriquecedora para quem gosta duma nova vivência no seu dia-a-dia, distinta e extraordinária. Inscrições: http://www.velalusa.com/

1 comentário:

tina disse...

Navegar à vela é de facto uma experiência fantástica!
Tenho a felicidade de trabalhar há alguns anos numa empresa de desportos náuticos e desde então apaixonei-me pela prática deste desporto, que vou partilhando com outros.