terça-feira, 26 de maio de 2009

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA – JOGO HISTÓRICO

Na manhã de 26 de Maio (mês do coração), mas há 24 anos, que foi um domingo, o Dr. Fernando Pádua, na altura Presidente da instituição, promoveu a realização dum encontro de futebol entre dirigentes dos dois maiores clubes de Lisboa, a anteceder o desafio das equipas principais, que se defrontavam no mesmo dia, mas à tarde.



Esta partida efectuou-se num relvado secundário do Estádio da Luz e teve muito público a assistir às peripécias daqueles que, por momentos, quiseram jogar futebol, imitando os seus ídolos, os seus jogadores… E saíram-se bem, claro! Ganharam os da casa por 3-0!
As equipas alinharam com os seguintes elementos:

Sporting Clube de Portugal: Vítor Cândido, Alexandre Baptista, Mário Casquilho, António Maia, Armando Biscoito, Dias Ferreira, José Dias, Manuel Aranha, Rui Mota, Cunha Bispo, Luís Quintans, Eugénio Ribeiro, Esteves Fonseca e Vítor Salgado. César Nascimento foi o Treinador. Delegado ao Jogo: João Rocha, Presidente.

Sport Lisboa e Benfica: Francisco Miranda, Paiva das Neves, Anselmo Soares, António Dias, Carlos Vasconcelos, Bonfim de Matos, José António Martinez, Jorge Gonçalves, Manuel Vilarinho, Maia Figueiredo e aquele que foi um genial humorista dos Parodiantes de Lisboa, José Andrade. Delegado ao jogo: Fernando Martins, Presidente.

Árbitros: Eu (n. 18.03.1942), o Carlos Alberto Pacheco Cardoso (n. 07.06.1946) e o Humberto Cosme Nunes (n. 25.04.1934).

Como curiosidade, dá-se conta que todos os intervenientes (Jogadores e os Árbitros) foram submetidos pelo staff do Dr. Fernando Pádua à medição da tensão arterial e da pulsação antes do jogo para poderem actuar e, constatou-se, que estava tudo ok… Pudera, esperava-os um lauto e saboroso almoço! Entretanto, durante o encontro verificaram-se duas situações acidentais que afectaram os sportinguistas Armando Biscoito, Secretário-Geral, luxação numa clavícula, que obrigou a uma semana imobilizado e Dias Ferreira, com problema num pé.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia ofereceu uma placa de metal nobre comemorativa a este salutar desafio de futebol entre dirigentes de dois clubes rivais, cujo exemplo deveria ser repetido muitas mais vezes para bem do fair-play no futebol, mas as pessoas (nem todas) não têm tempo para estas coisas, isto é, pensar positivamente…

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo Alberto Helder:
Mais uma vez surpreendido e sensibilizado.
Só um amante pela causa da arbitragem, estudando a sua história até ao presente, proporcionando assim a todos aqueles que gostam desta causa,
aprendendo e relembrando momentos, confesso, que não me passava pela
cabeça que eu tivesse contribuido em momentos tão importantes, como
aqueles que descreves na tua página, como (Unicef - Recordar uma data memorável) e este ultimo do teu album de recordações (Fundação Portuguesa de Cardiologia - Jogo Histórico).
Só tu é que destes a conhecer às minhas netas, verem o avô Carlos,
equipado de árbitro, e, junto de um grande amigo, que se chama Alberto Helder.
Mais uma vez, sensibilizado e agradecido.
Um grande abraço do Carlos Cardoso