quinta-feira, 14 de maio de 2009

NAQUELE TEMPO – XXI

Do Boletim O Árbitro 23, de Maio de 1959, respiga-se o seguinte:

Na capa destaca-se o regresso à actividade de jogador do credenciado Árbitro madeirense Raul Tremura, grande figura e sócio de mérito do Clube Sport Marítimo (na foto de baixo). Filipe Gameiro Pereira, instrutor FIFA e ilustre dirigente, destaca a saída do útil livro Guia Universal, documento que não era publicado há mais de 10 anos… Também agradece, através de missiva, todas as mensagens que recebeu pela sua inclusão num painel da entidade que superintende no futebol mundial. Ainda, no tema do mês, descreve as diligências que encetou, em 1952, para que um trio de Árbitros portugueses pudesse actuar no Estádio de Wembley, o que veio a acontecer sete anos depois (11.04.1959, às 15H00), com a presença de Joaquim Campos, Eduardo Gouveia e Hermínio Soares.

Eduardo Gouveia, em duas páginas, dá conta daquilo que foi a participação portuguesa neste surpreendente jogo que contava para o Campeonato da Grã-Bretanha e a Inglaterra venceu a Escócia por 1-0, com golo de Bobby Charlton, aos 58 minutos, perante 98.329 espectadores!
Seguem-se os seguintes vários títulos: A DISCIPLINA, CAUSA OU EFEITO, de IB; NOTÍCIAS DE ÉVORA; João Gomes, do Porto, escreve CRITICAR?... NÃO!... Oliveira Machado (na foto), jornalista, fala sobre a INGRATA MISSÃO!... Carmo Lourenço aborda A LEI VII E O ÁRBITRO e Joaquim Campos diz que ANDAM NO AR NUVENS NEGRAS… Augusto César de Jesus distingue MOSAICOS DESPORTIVOS; Décio de Freitas expressa DOIS EXEMPLOS A SEGUIR. Raymond Eymery dá a sua opinião quanto ao tema: PARA UMA MELHORIA DE ARBITRAGEM, focando as principais rubricas: Propaganda, Recrutamento, Classificação, Designações, Auxílio e Protecção aos Árbitros.

Da Capital do Norte vem o artigo JULGAR E AFIRMAR, COMO NÓS VIMOS E OUVIMOS, É ENGANAR E ENGANAR-SE! ECOS NORTENHOS propõem que seja atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol a Medalha de Bons Serviços a dois dedicados Formadores: David Rodrigues da Costa e Manuel José Nogueira.

Nas rubricas A AGENDA DO ÁRBITRO e APITADELAS descreve-se o que é notícia quanto a tudo que diga respeito ao sector. Realça-se que, na altura, existia um Deputado que é também era Árbitro de futebol (quem seria, pergunto eu?). As gentes de Timor ainda enviam valores para os familiares de Aureliano Fernandes, companheiro que faleceu devido a agressões de que foi vítima, enquanto exercia as funções arbitrais.

Fernando Valério expressa a sua gratidão a todos aqueles que se interessaram pela sua recuperação física após o grave acidente de viação que sofreu com outros companheiros da infortunada viagem ao serviço da arbitragem.Iohan Bronkhorst, holandês, é referido no artigo: UM ÁRBITRO ESTRANGEIRO DE MÊS A MÊS (foto de cima)

Sem comentários: