sábado, 22 de agosto de 2009

BOBBY ROBSON – UM SENHOR!

Sir Robert William Robson, nasceu em Sacriston (Inglaterra) a 18 de Fevereiro de 1933 e faleceu em County Durham, no dia 31 de Julho de 2009, conhecido como Bobby Robson, foi jogador e treinador mais carismático do futebol britânico. Fui admirador deste grande Homem!
Robson foi um dos técnicos mais respeitados do futebol mundial, após uma carreira de jogador onde teve passagens por West Bromwich e Fulham, além de ter alinhado 20 partidas pela selecção de Inglaterra.
Assumiu o pequeno clube Ipswich Town em 1969 e, do nada, fez da equipa candidata a grandes êxitos. Conquistou a Taça de Inglaterra em 1978 e, após vencer a Taça UEFA, em 1981, dirigiu a selecção inglesa no ano seguinte. Foram oito anos à frente do English Team e chegou às semifinais do Campeonato do Campeonato do Mundo de 1990, na Itália, onde perdeu nos penaltis com a Alemanha Federal, que seria campeã. Desde então, dirigiu clubes como PSV, Sporting, Porto, Barcelona e Newcastle. O seu último trabalho foi como consultor técnico da selecção irlandesa.
Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1990 e com o título de cavaleiro em 2002, ambos pelo serviço que prestou ao futebol. Deu por terminada a sua carreira de treinador em 2004, quando orientava o Newcastle United. Morreu aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro nos pulmões que já se estendia desde 1991. O anúncio foi feito por sua família através de um comunicado.
"É um grande tristeza que anunciamos que Bobby Robson perdeu a longa e corajosa luta contra o cancro", diz a nota. "Ele morreu na sua casa e em paz, com a esposa e família a seu lado". NOTA: Esta última foto foi obtida no Estádio Nacional (Portugal), em 10 de Junho de 1994, quando treinava o Porto e ganhou a finalíssima da 54ª Taça de Portugal, por 2-1, ao Sporting. Dirigiram este jogo: José Pratas (Árbitro), José Serra e Lopes da Silva (Assistentes).

Sem comentários: