quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JOSÉ CARLOS GONÇALVES - MAIS UM NOBRE AMIGO QUE SE FOI…

O companheiro das lides futebolísticas José Carlos Gonçalves da Silva, nasceu em Riachos (Torres Novas-Santarém) em 23 de Março de 1943 e veio a falecer no dia 10 de Julho de 2009, vitimado por doença incurável. Foi a enterrar no Cemitério de Loures.
-Nicolau Tolentino, José Carlos Gonçalves e José Pereira, directores da ANTF-

Só vim a saber do infausto acontecimento já o funeral se tinha realizado. Contactei algumas pessoas a informar a triste notícia e expressei as condolências ao Presidente da ANTF-Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, José Pereira.
José Carlos, pessoa tranquila, ponderada e muito afável, cativava amizades onde quer que se encontrasse, e, desde cedo, dedicou-se ao associativismo tendo sido dirigente do Sindicato dos Jogadores e mais tarde deu o seu importante contributo activo à Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, como seu dirigente quer no Conselho Fiscal (1º Secretário e Relator) quer na Direcção, como Vice-Presidente, no largo período de 1991 até 2007.
Como Treinador serviu condignamente os seguintes clubes: União Desportiva Vilafranquense (1986/87 e 1993/94), Grupo Desportivo Samora Correia e Grupo Desportiva da Costa de Caparica (1987/88), Sport Grupo Sacavenense e Amora Futebol Clube (1988/89), Sport Lisboa e Fanhões (1989/90), Odivelas Futebol Clube (1990/91), Seixal Futebol Clube (1991/92), Atlético Clube da Malveira (1992/93), Sport Grupo Sacavenense e Grupo Desportivo Benavente (1996/97), Grupo Desportivo Coruchense (1997/98) e Grupo Sportivo de Loures (1998/99 e 1999/2000).

Foi distinguido com os Prémios Cândido de Oliveira e Fernando Vaz, instituídos pela sua Associação de classe, nas épocas 1992/93 e 1997/98, respectivamente.

Para além de tudo isto ao serviço do futebol e das suas organizações fez parte do grupo de trabalho que em Fevereiro 2001 frequentou o primeiro Curso de Formação de Formadores, em representação da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, conjuntamente com os seus colegas de profissão (Orlando Rousseau, Carlos Sacadura e José Vasques) e de outras áreas, caso dos Árbitros (Fernando Jorge, Antonino Silva e eu) e, ainda, de João Montenegro, Maria Manuela Ferreira, Gaudência Dias e Sara Prudêncio. Margarida Segurado foi a coordenadora desta acção promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. (Nota: As últimas duas fotos foram obtidas por Fernando Jorge Pereira no referido curso)

José Carlos, com esta sua contribuição, foi um dos que possibilitou que a Federação Portuguesa de Futebol obtivesse o estatuto de entidade formadora, iniciativa pioneira na área do desporto em Portugal.

Perdemos um grande amigo, mesmo grande, enorme! Um Homem que nos serviu e continua a servir de modelo. Todos nós estamos muito mais pobres…

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem o incentivo do nosso malogrado amigo José Carlos Gonçalves nunca me teria tornado sócio da ANTF. O futebol português fica mais pobre, assim como o clube do seu coração: o Clube Oriental de Lisboa.
Descanse em paz Amigo José Carlos!