domingo, 17 de janeiro de 2010

BRASIL – RIO DE JANEIRO – 4ª PARTE

O dia 8 de Dezembro teve como tema dominante a abertura do Fórum Footecon-2009 com imensas personalidades do mundo de futebol a darem o seu aval a este grande evento desportivo superiormente dirigido por Carlos Alberto Parreira e a sua maravilhosa equipa.
Após a formal cerimónia de abertura iniciaram-se os trabalhos nas 6 salas preparadas para o efeito, com um lote de palestrantes de grande nível.
No almoço, promovido pelo Clube dos 13-União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro, onde tive o privilégio de estar junto de muitos amigos, grande parte da área de arbitragem, foi-me oferecida a obra-prima e que se intitula FUTEBOL: A PAIXÃO DO BRASIL documento que regista, através dos tempos e em 300 páginas, a evolução do desporto-rei no país-irmão. Com fotografias magníficas, textos esplendidamente trabalhados por autores fantásticos e consagrados, gente que merece destaque e o reconhecimento de todos os adeptos do futebol, casos de David Coimbra, Evandro Teixeira, Eduardo e Fernando Bueno, Fernando Mello, Isben Pinheiro, Jorge Furtado, José António Moraes de Oliveira, Leonel Kaz, Marcelo de Campos Pinto, Marcelo Ferla, Orlando Brito, Paula Taitelbaum, Paulo César Vasconcellos, Ricardo Chaves e Rogério Reis. Alguns deles expressaram-me no livro a sua dedicatória pessoal.

Já agora transcrevo a inscrição que o Presidente do Clube dos 13, Dr. Fábio André Koff me dedicou: Ao Alberto Helder. O agradecimento pela sua importante presença no evento. Abraço.

Também no programa do simpósio recolhi imensos testemunhos de gradas figuras do futebol brasileiro e mundial, mais-valias que reforçam o meu vasto espólio de escritos sobre o futebol e a sua arbitragem.

Sem comentários: