quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

NOVOS ÁRBITROS INTERNACIONAIS PORTUGUESES

No dia 6 de Janeiro, em cerimónia protocolar, a Federação Portuguesa de Futebol entregou as insígnias FIFA aos agentes da arbitragem que durante 2010 estão habilitados a actuar em competições internacionais. Registe-se o facto do meu bom amigo ARTUR Manuel Ribeiro SOARES DIAS (nasceu em 14.07.1979), filiado do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto ser o 81º da lista dos internacionais portugueses, iniciada em 1915, por António RIBEIRO DOS REIS, o “nosso” primeiro.
Quanto ao Futsal, destaque-se que a minha boa amiga SANDRA Maria Novais SILVA (n. 18.03.1976), também do Porto, é a primeira mulher a ter atingido tal estatuto nesta variante, o que se saúda e aplaude. Contudo, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol voltou a não acertar em favor da arbitragem portuguesa isto porque indicou a jovem Árbitra no grupo dos homens, conforme Comunicado Oficial 226/2009, de 22 de Dezembro, quando deveria tê-la incluido no quadro criado pela FIFA em 2007, somente composto por Árbitras…
Contudo, o Comité da Arbitragem da FIFA, que não anda a dormir em serviço, desdobrou tal aberração, separando os homens das mulheres. Por cá, mais do mesmo…Consequências gravíssimas para a arbitragem nacional: Portugal, pela primeira vez e desde quando a FIFA criou este quadro, em 1996, isto é, há 15 épocas, que deixou de beneficiar do número máximo de Árbitros internacionais (4). Por cá, mais do mesmo…
Logo, este ano, temos 3 Árbitros, quando poderíamos ter 4, já que as senhoras, como se disse, têm quadro autónomo o qual também poderia ser preenchido na sua totalidade, com 4 Árbitras. Por cá, mais do mesmo…
Continua o Conselho de Arbitragem da Federação a teimar em não indicar à FIFA Árbitras Assistentes. Sugiro que vão ao sítio da FIFA, vejam quantos países têm Assistentes e a sua expressão no contexto do futebol mundial e meditem quem, no meio destas infelizes e nefastas teimosias, andam a prejudicar. Por cá, mais do mesmo…

Ver mais: http://albertohelder.blogspot.com/2010/01/arbitros-internacionais-2010.html

Sem comentários: