quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PÉRICLES BASSOLS CORTEZ, ÁRBITRO BRASILEIRO, É INTERNACIONAL

A vaga deixada pelo árbitro Leonardo Gaciba já tem dono para ser ocupada a partir da próxima temporada. O carioca Péricles Bassols (na foto) foi o escolhido para ocupar a vaga, diferente do que se especulou, quando apontavam nesta semana o árbitro Sandro Meira Ricci como o escolhido.
A escolha foi feita pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF). Segundo a própria CBF, a escolha de Bassols foi feita “depois de análise do seu desempenho nos últimos três anos”.

Em entrevista ao jornalista Wellington Campos, colunista do site Justicadesportiva.com.br, o ex-árbitro e actualmente membro da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Manoel Serapião, falou sobre a escolha de Bassols e acredita que o histórico do árbitro o fez chegar à indicação pela entidade que comanda o futebol brasileiro.

A escolha de um árbitro para a Fifa tem que ser baseada em um histórico mais longo. O Péricles já tem três anos de Série A (do Campeonato Brasileiro), já foi eleito o melhor juiz do Rio, dirigiu finais de Estadual e jogos importantíssimos pelo Brasileiro, ou seja, um lastro que lhe credencia para realmente a alcançar o quadro da Fifa. Lamentavelmente ele esta entrando no lugar de um dos melhores árbitros que nós temos, mas a exigência da Fifa tem que ser cumprida.

A transparência é absoluta. Esse ano o Gaciba não pôde se preparar devidamente e esperamos que ele se recupere para voltar o quanto antes. É uma grande perda para a arbitragem nacional, porque no Brasil ele vai continuar apitando, já que felizmente foi aprovado nos testes físicos para a competição nacional”.

Serapião ainda falou sobre o árbitro Sandro Meira Ricci, antes apontado como o provável indicado. “O Sandro é uma pérola, um diamante que está sendo lapidado. Já tem qualidades extraordinárias e talvez não necessite nem mais de lapidação, mas de brilho. Que ele mantenha esta qualidade de trabalho e de equilíbrio emocional para solucionar os conflitos com tranquilidade.

Mas é necessário que haja validação do trabalho numa próxima temporada, porque a arbitragem é como um determinado jogador, que aparece e depois sofre uma queda de produção. Não esperamos que isso aconteça com o Sandro”, conclui.

O árbitro Leonardo Gaciba, um dos três finalistas ao prémio de melhor árbitro do Brasileirão, foi reprovado pela terceira vez em testes físicos da Fifa. Na última segunda-feira, dia 23, os testes foram realizados no Uruguai. Com o resultado, o gaúcho foi excluído do quadro da FIFA. Não conseguiu completar a terceira de um total de 10 voltas e abandonou a corrida.

Confira os demais árbitros brasileiros que fazem parte do quadro da FIFA, em lista divulgada no início do ano:

- Carlos Eugênio Simon (RS) - Admitido em 1997
- Evandro Rogério Roman (PR) - Admitido em 2008
- Heber Roberto Lopes (PR) – Admitido em 2002
- Leandro Pedro Vuaden (RS) – Admitido em 2009
- Marcelo de Lima Henrique (RJ) – Admitido em 2008
- Paulo César de Oliveira (SP) – Admitido em 1999
- Ricardo Marques Ribeiro (MG) – Admitido em 2009
- Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP) – Admitido em 2005

Fonte (com a devida vénia): Justiçadesportiva.com.br, em 29.11.2009

Sem comentários: