sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PRÉMIOS MEL & FEL – 2009

Volto a atribuir estes títulos que premeiam e apontam as personalidades e ou entidades que se distinguiram no meu blogue durante o ano que agora findou. Aos primeiros foi entregue uma distinção que perpetuará a colaboração que prestaram ou proporcionaram para que o sítio tivesse a qualidade pretendida. Quanto aos segundos somente serão recordados por aquilo que têm feito à arbitragem portuguesa. Eis as nomeações referentes a 2009:

POSITIVAS (TROFÉU MEL)

AO ARQUIVO GERAL DO EXÉRCITO

Pela disponibilidade, facilidade e cortesia nas imensas consultas que fiz a documentos importantes cuja recolha de dados proporcionaram inúmeros temas desenvolvidos no blogue.
Prémio entregue em 14 de Dezembro de 2009 no Arquivo Geral do Exército, ao seu Chefe, o Tenente-Coronel José Joaquim Nunes Andrez, com a presença do Capitão Laureano.

A SÉRGIO CORRÊA DA SILVA

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF-Confederação Brasileira de Futebol pela dedicação que tem tido à arbitragem através dos tempos, quer como Secretário-Geral da ANAF, quer ainda actualmente no cargo que exerce, assim como facultou imensos elementos sobre a arbitragem brasileira publicados no blogue.
Prémio entregue em 9 de Dezembro de 2009, na VI edição do Footecon, no Rio de Janeiro.

A JOSÉ MANUEL MARTINS

Chefe de Serviços da Federação Portuguesa de Futebol com quem terminou o seu vinculo profissional no dia de ontem, pelas gentilezas que recebi ao longo de decénios, especialmente nos últimos tempos que ocasionaram a feitura de trabalhos divulgados no blogue.
Prémio entregue em 23 de Novembro de 2009, na sede da FPF.


NEGATIVAS (FEL)

Ao Douto Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Lisboa, por:
http://albertohelder.blogspot.com/2009/04/qual-o-conceito-de-justica-no-conselho.html

Ao Exmº Senhor José Luís Dias Vital, Presidente em exercício do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, por:
http://albertohelder.blogspot.com/2009/02/arbitros-lisboetas-que-tal-uma-reducao.html

Ao Exmº Senhor Carlos Alberto Fonseca Esteves, Presidente em exercício do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, por:
http://albertohelder.blogspot.com/2008/02/questes-colocadas-frontalmente-ao.html

Neste último caso, há que dizer: É mais do mesmo!…

Para além de não ter alterado minimamente a sua postura altiva e contraproducente, face ao cargo que ocupa, e de não demonstrar a mínima abertura para se resolverem as candentes questões que continuam a afectar – e de que maneira – arbitragem portuguesa, especialmente no sector feminino e da variante do futsal, ainda se deu ao “luxo” de ter proibido a APAF de me incluir na comitiva que estava autorizada a falar aos Árbitros nos cursos de início de época, promovidos pela Federação e não pelo senhor Presidente do Conselho de Arbitragem. Com esta baixa e inqualificável atitude, está devidamente comprovada a teoria do “quero, posso e mando!...”

Lamentavelmente não ficámos por aqui, já que no I Congresso Internacional de Arbitragem, promovido pela APAF, em 21 e 22 de Novembro de 2009, nas Caldas da Rainha, onde esteve presente por breves momentos (?!), foi alvo de insultuosos epítetos produzidos por todos aqueles que presenciaram a sua saída (fuga?), escusando-me de reproduzi-los pelo respeito que tenho aos leitores. Esta sua inadmissível atitude só tem uma leitura: Não queria estar sujeito às inevitáveis questões que, como responsável máximo pelo sector, lhe seriam colocadas sobre o estado da arbitragem portuguesa… Coisas…

3 comentários:

Sergio Correa da Silva disse...

Prezado Helder, bom dia!

Ao raiar de um novo dia, daqui do Brasil deixo registrado os agradecimentos pela premiação que nos distinguiu no Footecon, realizado nos dias 8 e 9 de dezembro de 2009, na cidade do Rio de Janeiro.

Acredito que iniciativas como esta são importantes para os agraciados.

Finalizo indicando-o para receber a homenagem, pois conheço muitas pessoas dedicadas, mas que nem o Alberto Helder é meio difícil.

Feliz 2010.

Edberto Angelo disse...

Valente dá-lhes forte qur brm merecem.
Bom Ano para ti e teus familiares.

Unknown disse...

Ó AA - Albero Árbitro

Venho hoje aqui para te dizer que continuo a visitar-te, continuo a gostar de o fazer, continuo a achar excelente o teu blogue, continuo teu Amigo. E espero continuar assim durante este 2010 em que já estamos. A maior parte das vezes, não deixo cumentários, com o, porque não chego para as encomendas…

Muito obrigado pelo que me deste, que foi muito, e a que eu talvez não tenha correspondido como tu mereces. Vou tentar ser um pouquinho melhor nos 364 dias que se seguem. Mas, não prometo nada. Sou um malandro. Bom? Penso que menos mau… De qualquer maneira, oxalá o novo ano te traga o que entenderes melhor.

E peço-te desculpa por este ser um texto comum. Com a quantidade de gente como tu, não podia ser de outra maneira. Não sou uma centopeia, para chegar a toda a parte, muito menos um deus para ser omnipresente. Espero por ti, sempre que queiras visitar-me na minha Travessa.

Abs