sábado, 19 de junho de 2010

ACONTECIMENTO SURPREENDENTE QUE PREJUDICOU OS ÁRBITROS DE ANGRA DO HEROÍSMO

Francisco Costa (na foto), presidente derrotado nas eleições recentes na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) informou no dia 11 de Junho de 2010, pelas 11H30m, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol que, por motivos "alheios à sua vontade", cancelava as inscrições dos candidatos a Árbitros da 3ª categoria nacional Hugo Teixeira e David Rodrigues.

Os testes psicotécnicos foram efectuados naquele mesmo dia à tarde, e as provas escritas e fisicas tinham lugar no dia seguinte, sábado, de manhã. Os dois candidatos já se encontravam junto dos outros colegas dos vários distritos os quais, como eles, iam fazer o programado concurso a nível nacional.

Deslocaram-se de avião e transportes terrestres até ao Hotel Santa Maria, em Fátima, local onde decorreram os exames teóricos.

Contactado Francisco Andrade Vieira da Costa, de seu nome completo, nascido em 30.06.1961, disse que não tinha que falar sobre o assunto. Conversou-se depois com José Luis, vice-presidente da AFAH, afirmou que tinha deixado de exercer o cargo e que tinha entregue as chaves e o seu fato de treino das selecções a quem de direito na passada segunda-feira.

Entretanto, foram ouvidos outros intervenientes neste caso insólito na arbitragem regional e nacional. Para Manuel Gregório, presidente actual do CA da AFAH, lamentou a posição do presidente Francisco Costa e "não colabora com medidas destas que visam prejudicar os árbitros e o futebol. Perder as eleições da AFAH e prejudicar os árbitros que nada tem a ver com os clubes que votaram em outra lista! É pouco sério, nada honesto da direcção da AFAH". "Quatro árbitros foram indicados há mês e meio pelo CA da AFAH ao CA da FPF e não passa pela cabeça de ninguém o que aconteceu, em menos de 24 horas das provas."

Outro dos intervenientes, Luís Silveira o futuro presidente do CA da AFAH que lamenta o sucedido "desde que Francisco Costa o presidente da AFAH, os árbitros foram sempre prejudicados ao longo de 14 anos. Durante estes anos, a classe foi denegrida quer a nível local, regional e nacional! E cobardemente cancelou as candidaturas aos árbitros que prestavam provas hoje! É vergonhoso a postura de Francisco Costa, um "cancro" no futebol regional e nacional!"

Hugo Teixeira, primeiro candidato às provas nacionais afirmou "Nunca assisti a uma situação desta! Lamentável a posição da direcção da AFAH depois da indicação dos nomes da CA da AFAH para prestar provas a nível nacional! Já vi coisas inacreditáveis no futebol da AFAH! Mas nunca me passou pela cabeça um filme destes!"

David Rodrigues, segundo candidato indicado pelo CA da AFAH insatisfeito com estas peripécias, disse " tive um ano a preparar-me fisicamente e a estudar as leis e regulamento! Depois numa reunião com os árbitros, Francisco costa, o presidente da AFAH cumprimentou-me e elogiou a minha posição garantindo a minha participação com candidato a exame nacional! Somente investi tudo nas minhas capacidades para de um momento para o outro ser negada avaliar o meu potencial. São posições mesquinhas que prejudicam a arbitragem e o futebol!"

Nota: Foto e texto recebido de várias fontes.

Sem comentários: