domingo, 25 de julho de 2010

AUGUSTO DOMINGOS – O ÚLTIMO DA GERAÇÃO DOS PIONEIROS DO RODRIGUES & RODRIGUES!

Este nosso companheiro de trabalho deixou-nos no passado dia 20 de Julho, quando faleceu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, devido à doença que já o afectava há algum tempo.

Foi fundador e seu sócio número um da Comissão de Melhoramentos da Ladeira de Góis (fundada em 1 de Fevereiro de 1952), localidade onde nasceu no dia 20 de Abril de 1917. -Frielas, 10.04.1956-

Bem cedo, com doze anos, veio para Lisboa para trabalhar na firma Rodrigues & Rodrigues, onde se manteve até 1977, quando se reformou com 60 anos de idade! -Frielas, 10.04.1956-

Chefe de Secção, pessoa respeitável e respeitadora, simples, humilde, sempre bem disposto e bonacheirão, fez parte dos corpos gerentes dos Estabelecimentos Rodrigues & Rodrigues até Abril de 1974, já que depois a empresa foi gerida (e mal) por criaturas inqualificáveis que a destruiu mais tarde, para mal de muitos seus colaboradores – excelentes colegas e amigos e fantásticos profissionais, com uma invulgar dedicação ao trabalho e à Empresa – que ali tinham o seu único ganha pão.

Este meu bom amigo foi a enterrar no dia 21 de Julho no Cemitério do Lumiar.
-Serra da Estrela, 05.05.1959-

Aqui fica o tributo pelo muito que me possibilitou aprender muito nas áreas da ética, trabalho, seriedade e rigor.

- - - - - - - -

Entretanto, nesta hora de saudade, recordo igualmente uma grande personalidade que muito ajudou os trabalhadores daquela que foi uma empresa única e exemplar em Portugal.

Refiro-me ao saudoso e bom amigo Doutor Adelino Cercal Martins, pessoa de elevado carácter, profissional competentíssimo, humano, altruísta e modesto (em demasia, digo eu!).

Trabalhei directamente durante muitos anos e só meu boas provas do que acabei de expressar. Brilhante conversador, sempre com palavras de carinho, sapiência e muitos conselhos médicos para com todos os empregados, sempre disponível – ao ponto de, entre outras atitudes que o dignificavam – inspeccionar os jogadores-amadores da equipa de futebol do R&R fora das horas normais do período do seu trabalho, sem auferir mais por isso. Sempre amável, sempre gentil, sempre prestável.

Era adepto confesso do Sporting Clube de Portugal, mas de muito bom nível e todas as nossas conversas, tranquilas e cordiais, acabavam no futebol, modalidade que muito gostava, assim como eu, simpatizante do Sport Lisboa e Benfica...

Este grande amigo, que deixou um rasto de imensa saudade, em todos aqueles que consigo conviveram profissionalmente, nasceu em 20 de Junho de 1922 e veio a falecer em 15 de Outubro de 1987.

Expresso o meu preito a quem tanto deu de si por tanta gente, gente que o estimava de forma muito sensível, significativa e respeitadora, como sempre senti.

2 comentários:

LIGIA BARATA disse...

Parabéns Alberto Hélder pelo lindo post publicado por si! havia de existir mais iniciativas destas não só pela homenagem feita ao meu Primo Augusto Domingos, mas também pela alusão feita aquela Empresa tão digna, pura e familiar da qual tive um grande orgulho em pertencer. Pena é que derivado aos abusos tivessem estragado tudo. Bem haja e continue a publicar mais Post.

Unknown disse...

Obrigada, Alberto, pelo belíssimo trabalho acerca do meu tio Augusto Domingos. Não preciso de acrescentar nada ao que escreveu, pois que o Alberto disse, e bem, tudo o que ele era. Além disso, quem contactou com ele, e fomos muitos, sabe o excelente HOMEM que ele era.
Quanto ao Dr. Cercal Martins, tive o previlégio de trabalhar com ele de perto, e corroboro tudo o que afirma.
Obrigada, mais uma vez, porque creio que pessoas como estas, devem ficar nas nossas memórias e não serem esquecidas. Acrescento à lista e, desculpem-me a ousadia porque são da minha familia, o meu tio António Domingos e os meus primos António Barata e Augusto Barata, todos quadros da grande firma a que pertencemos.
Bem haja
Raquel Barata e Coito