sexta-feira, 23 de julho de 2010

LIVRO DE LEIS DO FUTEBOL 2010/2011


ALELUIA!

Pela primeira vez desde que estou ligado à causa da arbitragem (e já lá vão trinta e oito anos) a Federação Portuguesa de Futebol conseguiu concretizar, em tempo útil, um dos seus objectivos enquanto entidade responsável por tudo o que diga respeito ao futebol em Portugal!

Elogie-se a acção preponderante de quem promoveu a edição e a divulgação do livro oficial e em português, decisão assumida há bem pouco tempo, mas bem antes dos campeonatos se iniciarem, o que é quase inédito, pois as anteriores publicações sofriam atrasos de meses e, até, anos em relação às reuniões anuais do IFAB-International Football Association Board o organismo da FIFA que aprova as alterações às leis do desporto-rei. A reunião deste ano, a 124ª, realizou-se no dia 6 de Março, em Zurique.

Agora, para que a cereja fique bem no centro e no alto do bolo, seria interessante que a Federação Portuguesa de Futebol levasse em linha de conta o que sugeri, com oportunidade e responsabilidade, no blogue sobre esta matéria em 27 de Julho de 2008, e que poderá ser consultado em: http://albertohelder.blogspot.com/2008/07/leis-do-jogo-2007.html

Já agora, aproveitando esta maré de cortesias e conselhos, a Federação Portuguesa de Futebol poderia apresentar à FIFA uma medida de grande alcance para a imensa comunidade lusófona, que, como se sabe e para além de Portugal, envolve Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor com os seus mais de 200 milhões de cidadãos, para que a nossa língua pátria fosse a quinta a ser falada oficialmente no universo do futebol, isto a par do alemão, espanhol, francês e inglês, idiomas que por lá já se praticam. Sobre isto também poderá ser analisado o que escrevi sobre o assunto, em 16 de Janeiro de 2009. Basta aceder a: http://albertohelder.blogspot.com/2009/01/para-quando-o-portugus-como-5-lngua.html

Uma das medidas que sugeri já foi materializada, vamos à seguinte!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia Caro Alberto Hélder, Receba os meus cumprimentos.

Na verdade a FPF colocou o novo livro a tempo de início de época, aleluia. Mas... com algumas gralhas. Será que alguma vez a FPF coloca um livro digno de ser lido sem gafes?

Aquele Abraço

JR