terça-feira, 7 de setembro de 2010

CART. 840 – NOVO CONVÍVIO EM PONTE DO SÓTÃO

Pelo terceiro ano consecutivo o antigo furriel desta Companhia de Artilharia, que esteve em São Tomé e Príncipe (1965/1967), hoje Professor João Alves Simões, Mestre em História, organizou de forma superior o encontro do passado dia 23 de Agosto, com a presença de mais de 70 pessoas, vindas de diversos pontos de Portugal. Para além dos cúmplices do costume e das suas consortes, que se fartaram de trabalhar para que tudo decorresse sem sobressaltos, destaque-se a sempre agradável presença de António Silva (O Rei da Sardinha Assada) que veio de Matosinhos bem carregado de coisas boas que colocou a disposição de todos os participantes. Destaque-se especialmente a sempre bem-vinda, a mais bela e saborosa sardinha que se come em Portugal e que ele próprio preparou e de que maneira. Estavam simplesmente divinais. Eu que o diga, pois à minha conta foram “p’rái” um batalhão delas… Quanto aos aditivos que acompanharam obrigatoriamente a refeição foram consumidos de harmonia com as responsabilidades automobilísticas de cada um. Não fugi à regra. Como fui nomeado condutor de dia à companhia, nicles… Fica para a próxima… Na minha viatura viajaram minha esposa, minha irmã e o colega Manuel Ferreira.
Intervalo para relatar um pequeno episódio: A água engarrafada que levei só foi utilizada para alguém poder tomar um comprimido... De resto, nem para lavar as mãos serviu, quanto mais para ser bebida! Água, pois... Em Ponte do Sótão, terra hospitaleira, com as suas simples gentes que sabem receber e emanam humildade, bondade e encanto, voltámos a encontrar camaradas de armas de então e não só, pois a representação de amigos e familiares foi excelente e gratificante a sua presença neste género de convivência. Tive ainda tempo de deslocar-me ao Cemitério de Góis, para prestar homenagem ao bom colega e muito amigo José António Banito Chagas, já falecido, cujos restos mortais estão depositados em jazigo da família da ex-esposa.
Recordo que estivemos nas mais belas ilhas africanas em 1965/1966 e o relacionamento pautou-se elevado, solidário e fraternal. (Ver: http://albertohelder.blogspot.com/2009/11/jose-antonio-chagas-saudoso-companheiro.html). Também, em relação à Empresa Rodrigues & Rodrigues, onde trabalhei e aos muitos colegas que destas redondezas saíram para ir para lá trabalhar, encontrámos bem no centro de Góis, Francisco Reis, grande companheiro. E, em Ponte do Sótão, Armando Gualter Campos Nogueira, que com os seus mais de 90 anos, continua a distribuir sorrisos, saberes e companhia.
Um cavalheiro, com espírito jovem, um amigo de todos! Entretanto, tivemos o privilégio de saber que António Silva e esposa e outros casais vão viajar até São Tomé no próximo dia 16. Irão gozar um merecido período de férias. Vamos esperar que tudo corra pelo melhor, principalmente nas visitas a lugares onde, alguns, estiveram há mais de 40 anos quando cumpriam o serviço militar obrigatório. Por último, os expedicionários ofereceram à Presidente da Câmara Municipal de Góis um quadro com a sua imagem. Aguardamos o próximo encontro com a mesma determinação, entusiasmo e expectantes por voltarmos a conviver com gente que nos diz algo de bom duma época distante, onde as carências materiais e sociais eram enormes, com a saudade dos nossos mais próximos e das nossas coisas que estavam a milhares de quilómetros e a fazer das suas, mas quase do tamanho da amizade, consideração e respeito que sempre existiu entre todos nós.

1 comentário:

A. GUALTER disse...

Gostei muito de ver a foto do meu tio Padrinho Armando Gualter, eu não conhecia, me lembra muito meu pai.
Que Deus abençoe Tio Padrinho...
Abraços do seu sobrinho Armando Gualter.