terça-feira, 14 de setembro de 2010

JOÃO ALMEIDA RECONHECIDO MUNDIALMENTE

João Carlos Azevedo António de Almeida (31.08.1965), meu antigo formando e Árbitro internacional de Futebol de Praia, comigo na foto seguinte, recebeu recentemente da conceituada BSWW-Beach Soccer World Wide, sedeada em Espanha, uma referência elogiosa agora que atingiu a idade limite para fazer parte dos quadros da FIFA. Com a devida vénia (texto e foto inicial), eis o que recolhi, com as necessárias adaptações:

Quando tudo terminou após a emocionante etapa da Euro Beach Soccer League Super-final, realizada em Lisboa no mês passado, um homem permaneceu ao lado do campo de areia, recordando as suas memórias. Teve algumas situações difíceis mas muito mais as boas.

Este homem era João Almeida, o Árbitro FIFA, que arbitrou pela última vez uma partida e logo o Suíça-Rússia, que disputavam os lugares secundários do pódio antes da final, onde, naturalmente, não podia actuar, pois Portugal era um dos contendores.

No fim desta sua actuação todos os presentes distinguiram-no com uma forte e prolongada ovação, agradecendo assim o seu devotado contributo à modalidade e a sua brilhante carreira desportiva.Para trás, esteve em mais de 250 partidas internacionais desde que se iniciou, isto em 1996, num pequeno torneio na Foz do Arelho (Distrito de Leiria-Portugal). Em 2002, este adepto confesso do futebol de praia, arbitrou a sua primeira Euro Beach Soccer disputada em Carcavelos (Lisboa), no desafio entre as selecções da Espanha e da Itália, dando começo a um percurso cintilante que o colocou entre os melhores árbitros de Beach Soccer do Mundo. Participou em sete Campeonatos do Mundo, Mundialitos vários, outras finais de nível e centenas de jogos de alto nível internacional confirmando, assim, o seu elevado valor e competência nesta modalidade desportiva.
Quando se dialoga com o João Almeida a sua postura transmite, desde logo, a magia do futebol de praia, a realidade e a alegria que por ele sente. Só tem palavras de gratidão para todo o mundo, embora tivesse que passar por momentos menos bons, o que é natural numa carreira tão longa. Nunca irá esquecer os troféus que recebeu directamente das mãos do ex-presidente da FIFA João Havelange (2005) e de Albert II, Príncipe de Mónaco, em 2006, momentos muito significativos para um simples Árbitro de Futebol de Praia.Também não vai esquecer as ocasiões caricatas que se lhe depararam, mormente aquela que viveu em Brighton (Inglaterra), quando dois colegas Árbitros, que estavam prestes a entrar na área de jogo, calçando botas e meias. Antes, porém, e tentando superar a inevitável risota, inquiri-os: Têm a certeza de que vão bem equipados?

Todos os agentes do Futebol de Praia, jogadores, treinadores, dirigentes, companheiros e adeptos nunca o vão esquecer. O respeito que conseguiu na areia depois das suas actuações sólidas e comunicativas representa o seu melhor legado. Porém, João Almeida, vai continuar a ver partidas da modalidade, um jogo que gosta como ninguém. Mas, agora, somente iremos encontrá-lo na bancadas, e, não, infelizmente, sobre a areia...

Ver mais:
1. http://albertohelder.blogspot.com/2008/07/joo-almeida-mais-um-rbitro-portugus.html
2. http://albertohelder.blogspot.com/2008/07/joo-almeida-caminho-de-mais-um-mundial.html
3. http://albertohelder.blogspot.com/2008/08/joo-almeida-misso-cumprida.html
4. http://albertohelder.blogspot.com/2009/11/arbitragem-no-v-campeonato-mundial-de.html
5. http://albertohelder.blogspot.com/2010/08/beach-soccer-arbitros-de-todo-o-mundo-2.html

1 comentário:

JOÃO ALMEIDA disse...

Amigo! Muito obrigado pelo excelente trabalho que fez em divulgar esta notícia. Você sim, um verdadeiro merecedor de todas as homenagens que lhe façam porque é um grande CAMPEÃO, AMIGO e COMPANHEIRO.
OBRIGADO POR TUDO AMIGO ALBERTO HELDER.