sexta-feira, 25 de março de 2011

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL DESPRESTIGIA E AFRONTA GALARDÃO E OS SEUS TITULARES!

Em 23 de Janeiro de 2010 tomei conhecimento de que dois antigos e ilustres Árbitros, pelo muito que se dedicaram e fizeram pelo sector, contribuindo, assim, para a sua dignificação, casos de Henrique dos Santos Silva e José Luís Moreira Tavares, filiados dos Conselhos de Arbitragem de Vila Real e de Setúbal, foram distinguidos com o título de Sócio de Mérito da FPF, por unanimidade e aclamação!

Fiquei na expectativa de estar presente na cerimónia como o já tinha feito anteriormente, noutras épocas, por ser uma cerimónia digna e gratificante quer para a entidade, quer para os agraciados, e fui esperando, até que em 22 de Abril do ano passado remeti a seguinte mensagem:
Exmº Senhor
Dr. Avelino Silva Rocha Ribeiro
Ilustre Presidente da
Mesa da Assembleia-geral da
Federação Portuguesa de Futebol

Quis a Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol no passado dia 23 de Janeiro, atribuir o título de SÓCIO DE MÉRITO do futebol português a duas figuras emblemáticas da arbitragem nacional, as quais, pelo que por elas têm feito e o que representam para os vindouros, bem merecem todas as homenagens que lhe possam prestar.
Henrique Santos Pereira Silva e José Luís Moreira Tavares, actualmente com 85 e 74 anos de idade, respectivamente, antigos árbitros dos quadros nacionais têm um vasto e rico currículo, exemplos de dignidade, empenho e dedicação a uma causa que lhes roubou muito do seu descanso, os afastou da família e amigos, para, finalmente, verem e sentirem agora a gratidão dos agentes desportivos que fazem parte da Federação (Associações de Futebol, das Organizações de Classe e da Liga), que mais não fizeram do que a sua obrigação, perante aqueles que, denodada e apaixonadamente, servem o desporto com seriedade, rigor e postura exemplar, sem que, alguma vez, pedissem algo em troca.

Acontece que, sendo amigo destas personalidades, gostaria de assistir à entrega das distinções razão porque no passado mês de Março desloquei-me à sede da Federação Portuguesa de Futebol e foi a Drª Carla Carvalho que me escutou sobre o assunto. Disse-me que ia saber o que se passava e que me informava o que se lhe oferecesse dizer.

Mais de um mês decorrido, penso que, como habitualmente não vou obter qualquer resposta, razão porque venho junto de V. Exª, como responsável primeiro pelo cumprimento das decisões do órgão máximo do futebol português, na expectativa de me habilitar com a resposta que achar por bem adiantar-me.

Ora, acontece que não recebi qualquer resposta como previa e voltei a remeter o mesmo texto em 18 de Setembro…

Ontem – passados 14 (catorze) meses – vim a saber que José Luís Tavares já recebeu o seu Diploma de Sócio de Mérito, mas através de correio postal… Simplesmente lamentável! Mais, este procedimento eivado de desrespeito a um notável desportista, a um homem de bem, nada mais é do que um autêntico desplante, uma situação desprezível, um acto muito baixo, uma revolta que se sente por ter sido cometido contra quem sempre pautou as suas atitudes com carácter, frontalidade e elevação. Foi preciso chegar a 2011 para ser tratado desta forma, com desdém e desconsideração…

Quanto a Henrique Silva sei que ainda não foi recebedor do seu Diploma… Quando e como será? Passará pelo vexame de ser o carteiro a entregar-lhe uma tão alta e meritória condecoração?

Leia-se então a carta que José Luís Tavares enviou à FPF:

Almada, 24 de Março de 2011

Exmo. Sr. Avelino Silva Rocha Ribeiro
Presidente da Mesa da Assembleia-geral da
Federação Portuguesa de Futebol

Exmo. Sr.,

Pelo currículo que foi apresentado em Assembleia-geral da F.P.F. sobre a minha pessoa, terá V.Exa. tomado conhecimento que levo uma vida de dirigente de várias instituições e Presidente da Assembleia-geral de algumas, incluindo uma respeitável Colectividade com 162 anos de vida ininterrupta.

Eu sei que os tempos são outros e a respeitabilidade já não é o que era. Não me admiro pois que a F.P.F. tenha faltado ao respeito, não a mim, mas àqueles que propuseram o meu nome para aquilo que eu sempre considerei uma honraria que é a atribuição de Sócio de Mérito duma Instituição.

A vaidade e a toleima não fazem parte da minha filosofia de vida, Todavia confesso-lhe, Sr. Presidente que fiquei envergonhado ao receber em minha casa num simples envelope, embora registado, o Diploma que a Assembleia-geral a que V.Exa. preside me atribuiu por unanimidade e aclamação.

O desmérito do procedimento não pode deixar de contrastar com o mérito da atribuição.

A desculpa esfarrapada escrita na folha que acompanhava aquele diploma e que dizia: “ Na impossibilidade da Direcção desta Federação fazer a entrega pessoal, servimo-nos do presente para…” não colhe, a não ser que a atribuição não tenha sido do agrado da Direcção da F.P.F. e em especial do dirigente que assina a mesma (Amândio de Carvalho). Felizmente não estou inválido e sei onde mora a F.P.F. e os locais onde funcionam as Assembleias-gerais da F.P.F…

Lamento, Sr. Presidente que uma instituição com a responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol proceda de forma tão leviana e irresponsável.

Com os melhores cumprimentos

José Luís Tavares

NOTA: Desta carta enviei cópias para a Direcção da F.P.F. e comunicação social

Sem comentários: