sexta-feira, 11 de março de 2011

JOSÉ FIRME, NOSSO BOM AMIGO, FALECEU!

A má nova foi por mim recebida com incredulidade e muita emoção, mas há que fazer o tributo a um Homem que muito deu e viveu para a comunidade da zona J de Chelas desde que para lá foi morar isto nos anos oitenta! Íntegro, leal, companheiro, solidário, trabalhador, incansável, dedicado, empreendedor, zelador, cumpridor, enfim, estas são algumas (poucas) das valências que possuía e que sempre demonstrava nas acções que era necessário levar a efeito nas Comissões de que fez parte para angariar proveitos para a comunidade local, durante décadas… José Firme Rebelo Martins, de seu nome completo, nasceu em Penamacor no dia 27 de Setembro de 1945 e veio a falecer na madrugada da passada quarta-feira após ter sido submetido a uma operação melindrosa. Centenas de pessoas estiveram no velório e no acompanhamento do seu funeral que se realizou ontem, dia 10, para o cemitério dos Olivais, em Lisboa, onde o seu corpo foi incinerado. Os Freis Fabrizio, José Augusto, Francesco e Lucas cooperaram na Missa de Corpo Presente.
Já estava a gozar a reforma depois de muitos anos exercer a profissão de mecânico numa grande empresa do ramo automóvel de Lisboa. Exercia os cargos de Presidente da Assembleia-geral da Comissão de Moradores do Bairro do Condado (actual denominação da zona J) e do Núcleo Paroquial da Liga Eucarística de Chelas. À viúva, Dª Maria do Céu, aos filhos Filipe, Carla, Ana, Cláudia e Sandra, aos netos e restantes familiares apresento as mais sentidas condolências. Vamos recordar o nosso bom amigo em vida, toda ela cheia de dinamismo e solidariedade, vontade indómita de servir o próximo, sempre com uma palavra sábia e sorriso nos lábios… A celebração da Missa do sétimo dia está marcada para a próxima terça-feira, dia 15, às 18H30, na Igreja São Maximiliano Kolbe, na rua de Ovar, edifício que tanto ajudou a erigir.

1 comentário:

Filipe Martins disse...

Em nome da Familia, o nosso muito bem haja a todos os que estiveram presentes nas celebrações de despedida do meu Pai, a lembrança e a saudade vai ser eterna por este grande Homem.
Obrigado Sr. Alberto Helder por esta homenagem, o meu particular agradecimento do fundo do coração.
Filipe Martins