domingo, 19 de junho de 2011

FIFA – INSÍGNIAS – ÁRBITROS ASSISTENTES

O terceiro episódio desta colectânea reporta-se aos Assistentes internacionais, função que teve início em 1992, altura em que a FIFA decidiu, finalmente, a enveredar na especialização desta actividade, tão importante para o desenvolvimento da arbitragem do futebol. Os primeiros Assistentes, num total de 749, pertenciam a 130 países, que representavam a África 241/43, Américas 130/23, Ásia 151/29 e Europa 227/35. Mesmo assim 33 Federações nacionais não se candidataram a este quadro internacional. Aqui fica o mais profundo agradecimento a quem fez o favor de estar comigo neste projecto. Casos dos seguintes Árbitros Assistentes internacionais: PAULO JORGE ALVES (Rio de Janeiro-Brasil, um dos primeiros Assistentes internacionais do seu país, mundialista em 1994, e que terminou a sua brilhante carreira em 1997) – Pelo acontecimento fora do comum ao ofertar-me a sua colecção pessoal, nobre e digna atitude que me deixou imensamente sensibilizado pela confiança depositada em mim, pois assim sabe que o seu valioso espólio fica em boas mãos, como fez o favor de afirmar publicamente! BERTINO CUNHA MIRANDA, do Porto (1999/…. ) JOÃO ALMEIDA ESTEVES, do Barreiro (1994/2002) JOÃO FERREIRA SANTOS, do Porto (2003/….)

JOSÉ CARLOS NEVES RAMALHO, de Águas Santas, Maia (2001/....)

JOSÉ ELVIRO ALMEIDA SERRA, de Évora (1995/1999) JOSÉ MANUEL SILVA CARDINAL, do Porto (1997/….), mundialista em 2010. LUÍS FILIPE ESTRELA SANTOS ROCHA, do Sal-Cabo Verde (1998 a 2004) LUÍS MANUEL SIMÕES SANTOS, do Barreiro (1992 a 2002) RUI ANTÓNIO BARROS SANTOS, da Praia-Cabo Verde (2000 a 2009) SÉRGIO DAVID ALMEIDA SERRÃO, de São Vicente-Madeira (2006/….) FIFA-FEDERATION INTERNATIONALE FOOTBALL ASSOCIATION (Suiça) Fica aqui também o especial agradecimento a Mário João Carvalho Real, antigo Árbitro lisboeta, dirigente da arbitragem e Presidente da APAF que, em Cabo Verde, fez o favor de contactar os dadores daquele novel país, acima identificados e ter sido portador das suas ofertas. Bem-haja! Apreciem, pois, os emblemas pela sua evolução, desenhos, cores e dizeres. Enfim, vale a pena levar até ao fim esta agradável iniciativa, única e universal, recolhendo os originais que, na altura apropriada, foram distribuídos aos seus utilizadores e que, agora, fazem parte dum valioso conjunto histórico que enriquece a arbitragem de todo o mundo. Curioso é que a própria FIFA não tem este género de colecção… Aproveito para lembrar que, para completar as colecções de Árbitras e Árbitros, quer de Futebol quer de Futsal (os emblemas são comuns nas variantes) ainda me faltam alguns exemplares.Se o estimado leitor estiver interessado em colaborar é favor contactar-me nesse sentido, para: alberto.helder@netcabo.pt Entretanto, as primeiras séries (Árbitros de Futebol de Praia e Árbitras Assistentes), poderão ser consultadas em:
http://albertohelder.blogspot.com/2011/04/fifa-insignias-arbitros-de-futebol-de.html
http://albertohelder.blogspot.com/2011/05/fifa-insignias-arbitras-assistentes.html

4 comentários:

CÉSAR DE LA PRIDA disse...

Bom dia, Don Alberto.

Eu acabei de escrever sobre o seu blog. FIFA coleção de emblemas é impressionante.

Desculpe eu não poderia enviar você, mas meus contatos espanhol são jovens árbitros, dos quais já possuem o crachá. Através deles que eu estou tentando chegar árbitros mais velhos, mas ainda é difícil. Ainda assim, eu continuo tentando.

Parabéns para a coleção.

Abraços.

César de La Prida
MADRID-ESPAÑA

http://pitido-inicial.blogspot.com/2011/06/una-coleccion-unica.html

MÁRIO REAL disse...

Bom dia, Alberto,

Parabéns pelo trabalho e pela pujança que o teu blog continua a ter. Quando o visito, lamento-me de não conseguir disponibilidade para o visitar regularmente.

Agradecido pela referência, aliás, imerecida, à minha pessoa.

Abraço,

Mário

Daniel Destro disse...

Excelente. Parabéns pelo artigo!
Abraços
Daniel Destro - Brasil

Blog do Marçal disse...

Olá Alberto Helder.

Para nós do apitonacional é sempre gratificante a leitura do seu Blog. Parabéns pelo trabalho, pelo conjunto da obra que sem duvidas merece nossos tributos e pelas mensagens gratificante que nos envia diariamente nos passando sabedoria e alegrando o nosso dia a dia.

Convido os amigos portugueses para visitarem o maior site de arbitragem do Brasil. Noticias da arbitragem brasileira e do mundo atualizadas diariamente. Acesse: www.apitonacional.com.br.

Obrigado pelo espaço caro amigo Helder.

Marçal - Apitonacional