sexta-feira, 22 de julho de 2011

ÁLVARO SANTOS – O PRIMEIRO INTERNACIONAL CONIMBRICENSE!

Graças à informação constante no Boletim O Árbitro de Maio de 1961, já aqui divulgado na rubrica “Naquele Tempo”, vim a saber que Álvaro dos Santos Pato, de seu nome completo, também foi Árbitro e pertenceu aos quadros da FIFA, de 1941/42 a 1944/45 e está anotado na lista dos Árbitros portugueses na décima posição, num total actual de 83, actividade iniciada em 1915. Procurei recolher dados perante os meus queridos amigos de Coimbra, Apolino Pereira, Gilberto Gonçalves e Graciano Marques, a quem agradeço as pistas, e, com persistência e alguma felicidade, vim a contactar telefonicamente a viúva de Álvaro Santos, a Dona Judith Pinho Santos Pato, excelsa senhora de 93 anos de idade, que pronta e gentilmente me facultou elementos bastantes e necessários ao complemento deste trabalho, atenção que saliento e que agradeço com amizade, carinho e respeito.
Álvaro Santos – era assim que gostava de ser tratado – tem um currículo desportivo simplesmente fantástico e extenso, como passo, resumidamente, a destacar: Filho de Dona Júlia Soares Frias, nasceu em Coimbra em 29 de Fevereiro de 1908. Começou a jogar futebol oficialmente aos 15 anos, começando na equipa dos “Onze Brancos”, passando ainda por “Moderno Futebol Clube” e Sport Clube Conimbricense. Integrou a selecção representativa de Coimbra, por duas vezes. Praticou, ainda, atletismo, basquetebol e ténis de mesa.
Ingressou na arbitragem em 1926, onde permaneceu vinte anos. Participou em centenas de partidas oficiais e particulares. Quando se retirou da actividade, em Maio de 1946, continuou com forte paixão pelo desporto e, como não podia deixar de ser, foi dirigente das Associações de Andebol, do Ciclismo e de Ténis de Mesa e vogal do Conselho de Arbitragem do Futebol Coimbrão. Exerceu, ainda, os seguintes cargos: Membro do Conselho Técnico da Associação de Futebol. Inspector desportivo da FNAT-Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho. Inquiridor da Federação Portuguesa de Futebol e chegou a Presidente do Sport Clube Conimbricense. Mereceu as seguintes distinções: Medalha de Bons Serviços, atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol. Sócio de Mérito das Associações de Futebol de Coimbra e de Viseu. Independentemente do estatuto que atingiu o último cartão que a Federação Portuguesa de Futebol lhe emitiu tinha como referência Árbitro Licenciado Regional… Não deixo de repetir aqui a seguinte passagem que deu origem a ter sido sancionado com uma repreensão registada, aplicada pela Associação de Futebol de Coimbra, por se ter equipado às 08H30 e desequipado às 17H30. Actuou em quatro jogos, começando como guarda-redes na reserva, juiz de linha, Árbitro e avançado centro da categoria de honra do seu clube! Árbitro e jogador…
Álvaro Santos foi funcionário público (Comissariado do Desemprego). O seu casamento verificou-se em 2 de Setembro de 1945. Faleceu em 20 de Fevereiro de 1983 e os seus restos mortais estão depositados no Cemitério da Conchada, em Coimbra, no talhão 11, 4-A.

Sem comentários: