domingo, 22 de abril de 2012

HENRIQUE SILVA, MEU BOM AMIGO, RECEBE FINALMENTE DIPLOMA HONORÍFICO!

A cerimónia da entrega do galardão atribuído pela Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, a Henrique dos Santos Pereira e Silva (na foto), o título de Sócio de Mérito realizou-se no dia 25 de Novembro de 2011, na capital da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, perante um reduzido número de personalidades, amigos e os seus queridos mais próximos.
Recorde-se que esta distinção levou uma enormidade de tempo a chegar às suas mãos!...
Registe-se que foi a "bagatela” de 671 (repito: seiscentos e setenta e um) dias para lhe ser entregue a outorga, assumida por aquele órgão federativo por unanimidade e aclamação, no longínquo 23 de Janeiro de 2010, o que se pode considerar uma barbaridade, um atropelo aos bons costumes e ao desejável relacionamento e respeito ao Árbitro que tanto deu ao futebol português, além de ser, também, um grande e grave descrédito aos membros que compuseram a Assembleia-geral, incluindo a sua decisão.
A Federação Portuguesa de Futebol já reconheceu o erro que cometeu nesta área e, recentemente, através de comunicado oficial (357/2012, de 12 de Abril) já obriga a que estas cerimónias sejam rodeadas da merecida dignidade, importância e, espera-se, com alguma celeridade.
Por achar que este assunto, assim como o que se passou igualmente com José Luís Moreira Tavares, teve laivos de desinteresse e desconsideração por quem tinha a obrigação de proceder de harmonia com a grandeza do justo e merecido prémio, levou-me a que na Assembleia-geral federativa de 17 de Dezembro, como seu Delegado, alertasse para este estado de coisas que não se entende, não se deseja e muito menos se apadrinha, denunciando a situação indesejável e incompreensível que vinha a mostrar a existência de pessoas que mandavam (mas mal) e que, na minha opinião, muito gostaram de actuar ao jeito de que “quanto pior melhor”…
E, desde os primeiros meses de 2010, tantas vezes intercedi perante os serviços federativos e à então presidência da Mesa, para darem brevidade ao assunto, mas nada…
Uma tristeza, uma lástima, uma vergonha nacional…
Por fim, quem organizou esta singela, mas muito significativa solenidade, foi o Núcleo de Árbitros de Futebol, do qual Henrique Silva (n. 05.02.1925) é o seu patrono, festa em que tive a honra de assistir e partilhar os bons momentos porque todos passaram, especialmente à volta do homenageado, pessoa muita querida entre iguais e não só. Aproveito para agradecer todas as deferências que fizeram o favor de distinguir. Bem-hajam!  
Na também festa de aniversário do Núcleo, seus dirigentes, associados e familiares estiveram presentes, assim como a Associação de Futebol de Vila Real.
Já a Federação Portuguesa de Futebol, a entidade que lhe atribuiu a condecoração, aconteceu o esperado habitual: nicles…
Ver mais, em:

1 comentário:

NUNO CABRAL disse...

É pena gente com responsabilidade nesta cidade não valorizar este grande homem e partem para outras paragens imbuídos em falsas promessas!
Bem haja Sr. Henrique Silva!