segunda-feira, 25 de junho de 2012

EU QUERO O MELHOR PARA A ARBITRAGEM E PARA A APAF-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ÁRBITROS DE FUTEBOL! (2)


22 de Junho de 2012
Exmº Senhor
Presidente da Direcção da
APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Na sequência da conversa que hoje tivemos na sede da APAF, descrevo a seguir, para memória futura, os assuntos que foram focados e as respostas que me deu:

REUNIÃO COM OS DELEGADOS À ASSEMBLEIA-GERAL DA FPF, ANTES DAS SUAS REUNIÕES MAGNAS – Como soube não me foi possível estar presente à hora que determinou, mas sim 3 horas depois. Tal não lhe foi possível, mas sim hoje, sexta-feira, às 16 horas. Disse-me que não convocou os elementos do norte, Adão Azevedo e Joaquim de Jesus, para esta reunião, pois não sabia que ficariam hoje em Lisboa, apesar de terem vindo no mesmo avião, depois de assistirem ao jogo Portugal-República Checa. Como se entende, a presença deles seria benéfica por todas as razões.   

AS DESCULPAS QUE DÁ EM DIZER QUE AO ESTAR NA APAF PERDE TEMPO E DINHEIRO – Respondendo a esta afirmação que vai dizendo em cada contacto que tenho consigo, direi que deve poupar-me a tais desabafos, pois só está na presidência da APAF, porque quer. Ninguém o obrigou a ocupar o cargo. Outros presidentes por lá passaram e nunca se lamentaram das perdas que eventualmente tiveram. É uma honra servir aquela Associação, mas sem lamúrias!

CARTA QUE LHE ESCREVI EM 17 DE JUNHO – Ainda não obtive resposta. Contudo, soube dizer-me que futuramente terei de escrever à Direcção e não para si, o que entendo ser uma fuga às responsabilidades, o que lhe fica muito mal, pois a assunção é coisa de pessoas responsáveis e quando me dirijo à APAF é ao presidente e não a qualquer director que nada tem a ver comigo. Mais me disse que se vier a acontecer eu encaminhar novamente correio para si irá despachá-lo para a direcção ou para um director… Ai está, como disse, uma maneira grosseira de fugir às obrigações que a si lhe dizem unicamente respeito.

CAJAP – Ao questioná-lo sobre a minha situação perante aquela entidade, disse-me que foi a direcção que indicou uma actual directora da APAF para suplente de um lugar qualquer em minha substituição, já que este cargo não era compatível com a minha personalidade. Quem lhe disse que, em representação da APAF, ia recusar? Achei muito de mau gosto não ter sido informado dessa decisão – ou consultado previamente – pois desde 1979 tenho representado a APAF em qualquer função, sítio e circunstância, e não é agora um qualquer presidente ou uma qualquer direcção que faz juízos de valor à minha pessoa.

ASSEMBLEIAS-GERAIS DA FPF A REALIZAR AMANHÃ – Deu-me conta que, de harmonia com a decisão da maioria da direcção da APAF, irá votar contra a ratificação dos Regulamentos de Arbitragem e de Disciplina da Liga, pese embora a sua opinião pessoal seja contrária. A propósito um dos Delegados à Assembleia, eleito pelos Árbitros (Adão Alberto Azevedo) disse-me ontem, durante a viagem à Polónia, que a direcção da APAF iria vota a favor. Depois de me ter informado qual o sentido de voto a que está obrigado, esclareci a situação perante aquele colega com um telefonema que fiz no decorrer da nossa reunião.

VOTO DE CONGRATULAÇÃO A PEDRO PROENÇA E COLEGAS – Acho muito bem que tal venha a acontecer no decorrer de uma das Assembleias-gerais que se realizarão amanhã, mas, no meu entender, como lhe disse anteriormente, já o deveria ter feito.

MUITO FALOU EM AMIZADE – Para mim só é meu amigo quem pugna pela arbitragem e pela APAF. Se acha que está nessas condições… Para sua informação devo afirmar que os meus bons amigos e os meus amigos especiais sou eu que os escolho.

Saudações.

Alberto Helder
Sócio fundador 28


Sem comentários: