terça-feira, 10 de julho de 2012

BIBLIOTECA NACIONAL DO DESPORTO CONTINUA ENCERRADA…

Pretendendo utilizar, como o tenho feito, os serviços que este importante organismo estatal coloca à disposição dos seus utentes, isto nas suas novas instalações, desloquei-me ontem, novamente, ao Palácio Foz (na imagem), sito na Praça dos Restauradores, Lisboa, na expectativa de que tudo já estava operacional.
 
Puro engano!
 
Alguém me disse que lá para Setembro/Outubro, quando terminar a exposição sobre o movimento olímpico (a inaugurar com pompa e circunstância na próxima quinta-feira), é provável que os seus utentes possam voltar a usufruir do seu vasto património, como o faziam até Dezembro passado nas instalações da Borges Carneiro (Lapa).
 
Naturalmente que se lamenta a muito má organização desta modificação, dando azo a este medonho e pernicioso intervalo de tempo que não serve mesmo a ninguém, prejudicando, até, trabalhos que estão entre mãos, como é o caso!
 
Primeiro, deveriam apressar as necessárias obras de adaptação ao novo espaço e só quando se verificassem as condições ideais é que se procedia, então, à transferência do valioso recheio, para os respectivos sítios, para as correspondentes estantes, como manda uma boa organização responsável, credível e interessada.
 
Verificou-se, isso sim, o contrário: saíram caixotes, pacotes e contentores da Lapa e lá continuam nos Restauradores à espera de melhores dias…
A tutela (ministro, secretários de estado, directores e demais na hierarquia) tem a obrigação de proteger, conservar e tratar a Cultura como deve ser, como ela merece, mas como se constata, é exactamente o contrário!
 
Tal atitude deixa-me frustrado! Deixa-me triste! Deixa-me revoltado! É uma vergonha para todos nós! Estamos em 2012! Século XXI!
 
Vamos ver se são só dez meses que, infelizmente, não é possível aceder à Biblioteca Nacional do Desporto!

Sem comentários: