sábado, 28 de julho de 2012

CECÍLIO DE SOUSA - A RUA ONDE CRESCI…

Fica ali bem perto do Bairro Alto, bem no coração de Lisboa…
Do seu alto vê-se o Cristo Rei, na outra margem, e tem um dos mais belos e carismáticos jardins de Lisboa, o do Príncipe Real. Vale bem a pena visitá-lo (demoradamente) e ver o espectacular Museu da Água (subterrâneo).
Morei no rés-do-chão do número 53, no prédio cor-de-rosa (quarta porta a contar da direita). Hoje com setenta anos de idade recordo com saudade os tempos de menino e moço, dos amigos e vizinhos de então e, principalmente, dos meus pais (sr. Viriato e Dª Ester) e do meu querido irmão Fernando Plácido.     
Já agora uma breve descrição do jornalista que deu o seu nome ao arruamento:
Foi um dos republicanos históricos e hoje muito pouco conhecido, o Dr. Cecílio de Sousa, (na foto) foi um dos primeiros a combater a Monarquia através da sua pena, escrevendo em diversos jornais.
Alistou-se na Armada como simples grumete. Esteve na Madeira, Cabo Verde, Angola, Moçambique e na Índia. Em 1866 começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo e em breve era um dos melhores oficiais da arte. Chegou a compor sozinho o Jornal O Povo e neste contexto, conviveu com outra das figuras marcantes do final do século XIX, Silva Pinto, que deixou algumas reflexões curiosas, na sua obra Pela Vida Fora (1870-1900).

O Cecílio da Folha do Povo... Era pouco amável, mas convicto. De quê? De que tudo isto era uma pouca-vergonha! Fora do seu jornal - O Trinta e depois A Folha - só admirava e amava muito o seu mestre Teófilo Braga. Abaixo deste culto e rancor pelas patifarias sociais, gostava muito das suas flores e dos seus galináceos, que ele tratava no seu belo quintalinho da rua onde morava (da Procissão).
Era muito arrebatado em palestras e em artigos e locais jornalísticas. Pão pão, queijo queijo! E daí alguns conflitos pessoais, que o não desviavam do seu rumo. Tinha suas altercações com o proprietário da Folha do Povo, José António Ferreira, mas não podiam viver um sem o outro: breve se reconciliavam.
 Nasceu em Albarraque, perto de Sintra, a 22 de Novembro de 1840 e faleceu em 2 de Março de 1897. Foi uma figura muito querida em Lisboa


Sem comentários: