sábado, 9 de março de 2013

JOSÉ INÁCIO PERES UM AMIGO QUE ENCONTREI 47 ANOS DEPOIS (REGISTO FOTOGRÁFICO).

Quando estive em São Tomé e Príncipe a cumprir serviço militar obrigatório nos anos de 1964/1966, e graças a ter jogado futebol na equipa da minha vida, o Sport São Tomé e Benfica, granjeei fortes e sinceras amizades que continuam, não só a nível de camaradas de armas, como na vida civil e desportiva, conforme aqui tenho divulgado.
Pois bem. No ano passado, no dia 5 de Junho viajei até ao Porto onde me foi proporcionado poder estar com um grande e velho amigo que desempenhou as funções de Presidente do Benfica das mais encantadoras ilhas africanas, o senhor José Inácio Peres, pessoa fantástica e solidária e um dirigente exemplar como poucos, dada a estima e respeito que todos os adversários tinham por si.
Foi a senhora sua filha, Engª Maria José Peres que facilitou este encontro de saudade, maravilhoso, característico e perante um grande grupo de outros amigos que tiveram em comum aquelas fabulosas ilhas, tendo conviveram emocionalmente até ao fim do dia!
Para mim, foi excelente este convívio, não só por ter encontrado também Ivo Jordão, meu brioso adversário, como ter oferecido umas fotos daquele tempo a Inácio Peres e ter recordado bons momentos da minha juventude, que guardo bem dentro de mim, com alguma nostalgia, não só pelo facto de recordar a terra, as pessoas, os acontecimentos, enfim, já lá vão quase cinquenta anos…
Espero voltar a encontrar este meu bom amigo José Inácio Peres que tanto me ajudou e me marcou sobremaneira, possibilitando-me ensinamentos que me têm acompanhado vida fora.
Quem entender querer fazer a correspondente comparação tomo a liberdade de colocar neste conjunto de imagens (a última) a que foi obtida no então Estádio Sarmento Rodrigues (hoje 12 de Julho, dia da independência), após um desafio entre o Benfica e o Sporting, no dia 21 de Dezembro de 1965.
-JOSÉ INÁCIO PERES, EU E IVO JORDÃO-
O senhor José Inácio Peres está de pé, ao centro e de gravata. Ivo Jordão, meu estimado rival, está na fila de baixo e é o sétimo (a contar de qualquer dos lados) e tem a mão na taça que acabou de ganhar (1-0). Estou na mesma linha e sou o quarto a partir da direita.
-BENFICA SPORTING-
Mais adianto que já aqui fiz referência às qualidades dos meus bons amigos José Peres e do Ivo Jordão, as quais poderão ser vistas em:

1 comentário:

MARIA JOSÉ PERES disse...

Obrigada Alberto por este belo registo que aqui deixou do seu encontro com o meu pai e do nosso encontro no almoço do Porto.
Não tem que agradecer-me porque apenas me limitei a organizar o almoço e como seria de esperar o meu pai iria. Assim tem que agradecer a si mesmo porque se disponibilizou a cá vir.
E se continuar a fazê-lo, agora que iniciámos os almoços mensais - o próximo é no dia 23 deste mês - vai poder estar mais vezes com ele, pois acredito que ele vai continuar a ir. Quem sabe não encontra mais colegas de futebol ou da tropa!
Cá o esperamos!
Um abraço da amiga
Mizé