quarta-feira, 12 de junho de 2013

A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL ZELA PELA ARBITRAGEM? CONFIRA… (EPISÓDIO 3)

Disse-o aqui, em 2 de Abril, que a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol não ligou nenhuma ao maior feito da arbitragem portuguesa desde que existe futebol no nosso país, dado que publicou a sua revista publicitária, a 360, referente aos meses de Março/Abril sem uma única letra ao acontecimento que foi notícia em todo o planeta, ou seja Pedro Proença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Bertino Miranda e Ricardo Santos estiveram por direito próprio a dirigir as partidas finais das duas mais importantes e prestigiadas competições europeias (no mesmo ano), elevando o nome de Portugal a patamares nunca alcançados pelas restantes 208 nações que fazem parte da família universal do desporto-rei…

Então, não é que repetiram a mesma desfaçatez no número 2, Maio/Junho-2013, com 88 páginas de jactância mas casos reais, concretos e que honram Portugal, como o caso de Sandra Bastos e Natércia Velez que estiveram na fase apuramento do grupo 4 do Euro Feminino Sub-19, na Sérvia e de Eduardo Coelho no 7º Mundial de Futsal, na Tailândia, nada… Passou tudo ao lado… Bolas, desacertar duas vezes é de mais! Que cuidado e sensibilidade existe pela parte da Direcção de Federação pelos feitos da arbitragem que lhe está subordinada? É que nem se põe a questão de que os Árbitros portugueses estiveram em 12 mundiais e 8 europeus, enquanto a selecção de todos nós em 5 e 6, respectivamente…

Neste magazine, que divulga o seu bem elaborado estatuto editorial para quem quiser ler (claro…), fala-se da Academia de Arbitragem que, no futuro, vai dar, dizem, muitos frutos (claro…), mas, pergunto eu, o que se passou em 2012 não merece ter o devido e merecido destaque pela Direcção da Federação Portuguesa de Futebol? Ou tal consideração só começará a contar a partir dos primeiros êxitos saídos da referida escola? Infelizmente, por este andar, é o que me parece irá acontecer.

Mais ainda: enfatiza que no torneio Algarve Cup-2013 “a elite da arbitragem disse presente”. “Do Canadá ao México, Malta à Roménia, Japão à Austrália, Equador a Madagáscar, do Benim à Guiné”. Isto mesmo! Contudo, lamentavelmente nenhuma Árbitra portuguesa foi convocada para este grande acontecimento que envolve a fina flor do futebol feminino no mundo. Logo aqui se vê como a Federação Portuguesa de Futebol classifica as nossas internacionais!
É triste mas é verdade…

Ver o episódio 2.

Sem comentários: