segunda-feira, 1 de julho de 2013

EU QUERO O MELHOR PARA O FUTEBOL E PARA A ARBITRAGEM!

Para que não haja qualquer espécie de duvidas quanto à minha participação de delegado eleito pelos Árbitros distritais e equiparados, na Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizada no passado sábado, dou conta do que se passou, comigo relacionado, tendo actuado dentro dos parâmetros que sempre me têm acompanhado em toda a minha vida, todos eles baseados em princípios de ética, justiça, verdade e realidade, com responsabilidade e em consciência. O relato é feito em quatro partes, que passo a descrever:
1-Convocação para esta Assembleia-geral
2-Acta da reunião de 27.10.2012.
3-Aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para 2013/2014.
4-Outros assuntos de interesse para a FPF.
 
Quanto ao ponto 1 é fácil perceber quanta importância tem a prestação de quem está sempre interessado em que as coisas corram bem…
 
13.06.2013 (quinta-feira), às 23H59, a Federação Portuguesa de Futebol envia, por correio electrónico, a primeira convocatória e anexos.
Exmos senhores,
Junto envio a convocatória e a documentação referente à assembleia-geral do próximo dia 29 de Junho de 2013.
Com os melhores cumprimentos.
 
17.06.2013 (segunda-feira), às 17H01, inquiro a FPF quanto à falta da acta na reunião anterior na ordem de trabalhos, de 27.10.2012.
Exmº Senhor
Secretário-geral da
Federação Portuguesa de Futebol
Dou conta a V. Exª que, com os documentos que mandou, não ter feito acompanhar a minuta da acta da última reunião magna ou qualquer informação alusiva ao documento.
Se não for muito incómodo, poderá V. Exª fazer o favor de me esclarecer o porquê dessa falha?
Saudações
Alberto Helder
 
17.06.2013 (segunda-feira), às 19H46, isto é, decorridas 2H45, a Federação manda nova convocatória para os delegados e demais já com o ponto referente a aprovação da referida acta.

Exmos. Senhores,
Por lapso, no documento anteriormente remetido, no dia 13.06.2013, convocando para a Assembleia Ordinária, a realizar no próximo dia 29 de Junho de 2013, não estava mencionado, como primeiro ponto, a aprovação da ata da Assembleia anterior.
Pedindo desculpa pelo facto, junto se remete a convocatória retificada, bem como os documentos referentes a esse ponto.
Com os melhores cumprimentos.

18.06.2013 (terça-feira), às 00H39, isto é, passadas 7H38 daquele meu alerta, o Secretário-Geral reconhece ter sido cometido lapso pela FPF, só detectado depois da minha comunicação.

Boa noite,
Acuso a receção da sua comunicação, a qual mereceu a minha melhor atenção.
Em resposta à mesma, serve a presente para informar V.Exa que se tratou de um lapso, entretanto já reparado, solicitando-lhe o favor de aceitar as sinceras desculpas pelo sucedido.
Com os melhores cumprimentos. 

PONTO 2 - ACTA Nº 5, DE 27 DE OUTUBRO DE 2012

Alterações a ter em conta:
Página 2 - No terceiro parágrafo (linha 12), onde diz “Apresentaram os agradecimentos as Delegados…”, deverá ler-se: “Apresentaram os agradecimentos aos Delegados…”.
Página 3 – No último parágrafo (linha 4), onde diz: “federação e foi i que”, deverá ler-se: “e foi o que…”.
Página 4 – No penúltimo parágrafo (linha 3), onde diz “deveriam ser descriminados os”, deverá ler-se deveriam ser discriminados os…”
Definições: descriminar: tirar a culpa a; absolver do crime imputado. discriminar: estabelecer diferenças. Destrinçar, diferenciar, discernir, distinguir. 

ENTRETANTO, O MEU VOTO CONTRA A SUA APROVAÇÃO DEVE-SE AO FACTO DO TEXTO NÃO CONTEMPLAR TUDO O QUE SE PASSOU NA REFERIDA ASSEMBLEIA, ESPECIALMENTE A TORPE OFENSA DE QUE FUI ALVO POR PARTE DO PRESIDENTE DA MESA, FACTO QUE MUITO ME FERIU, AO PROFERIR E ME TER CLASSIFICADO DE “CRÓNICO ABSTENCIONISTA”, QUANDO, COMO DELEGADO RESPONSÁVEL A ESTA ASSEMBLEIA, ELEITO PELO GRUPO DE 5.077 ÁRBITROS DISTRITAIS E EQUIPARADOS, NÃO TENHO QUE ESTAR SUJEITO A ESTAS EXPOSIÇÕES PÚBLICAS, VENHAM ELAS DE QUEM QUER QUE SEJA JÁ QUE DISPONHO DE TRÊS HIPÓTESES LEGAIS DE ME EXPRESSAR NAS VOTAÇÕES: OU A FAVOR, OU CONTRA OU ABSTENDO-ME!
E É ISSO QUE, EM NOME DE QUERER O MELHOR PARA O FUTEBOL E PARA A ARBITRAGEM, TENHO FEITO E CONTINUAREI A FAZÊ-LO!
 
PONTO 3 – Consciente das responsabilidades que tenho no desempenho da missão que me foi confiada, o meu voto só podia ser um: não aceitar um documento imposto para o qual não fui achado para o valorizar!

PONTO 4 – OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE PARA A FPF
Apresentei os seguintes temas:

1.Está escrito na acta anterior que seria acrescentado parágrafo no relatório relativo à questão de arbitragem, concretamente nos casos do feito pela equipa de arbitragem constituída por Pedro Proença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Bertino Miranda e Ricardo Santos, nas partidas finais da Champions e do Euro-2012; do Eduardo Coelho, Mundial Futsal 2012-Tailândia; e Sandra Brás e Natércia Velez, Euro Feminino Sub-19. Dado que voltei a ler ontem as suas 61 páginas, isto no sítio da FPF, e nada consta do que aqui foi afiançado. 

2.As Associações de classe não fazem parte do sítio da FPF. Não têm espaço próprio, como têm e muito bem, as 22 Associações. Contudo, as restantes entidades que dizem fazer parte da “Família do Futebol”, aquelas que representam os Jogadores, Treinadores, Médicos, Massagistas, Dirigentes, Árbitros e até o Futebol Profissional, não estão lá, não sendo, por isso, apoiadas, mas sim esquecidas.

3.Já agora a desejada ordem alfabética das 22 Associações no sítio não é respeitada, como facilmente se pode constatar localmente. 

4.No anterior sítio em todas as Associações havia lugar para os Núcleos de Árbitros de Futebol, o que não se verifica agora. Dada a preciosa e importante contribuição que os actuais 64 agrupamentos dão para recrutar, manter e actualizar os Árbitros seus filiados, trabalho que a Federação usufrui sem despender um cêntimo, seria interessante que a hierarquia percebesse o que está em causa. Mas, os 69 empresários dos jogadores de futebol têm espaço especial, com destaque para a descrição dos seus nomes, as suas empresas, os seus telefones fixos e móveis, isto além dos e-mail’s e websites… Sintomático!

5.Reitero que a informação quanto às competições organizadas pela Federação, no que se refere em saber quais as equipas intervenientes, locais dos jogos, dias, horas e as nomeações dos Árbitros, deva ser única, feita com objectivade, precisão e em tempo útil, o que continua a não verificar-se. Sobre o mesmo assunto são emitidos diversos e dispersos comunicados que não ajudam, e quem quer ser esclarecido quanto ao encontro que pretende ver vai a outros locais na net para se orientar. Como aqui já disse é só aproveitar o sítio da Associação de Futebol de Lisboa o qual, na matéria, é um exemplo! 

6.A emissão dos cartões de identificação emitidos pela Federação aos agentes de arbitragem tem de ser mais célere, pois há casos em que, pessoas em serviço da arbitragem, tiveram dificuldades em justificar a sua entrada nos recintos desportivos dado não estarem devidamente credenciados. No mínimo que se diga a quem paga antecipadamente o seu valor, o atraso que se verifica e não ficar expectante, sem qualquer notícia de quando lhe chega o cartão às mãos, o que vem a acontecer largos meses depois de ter sido pedido. 

7.Aquando da entrega das insígnias FIFA foi dito aqui nesta sala, com pompa e circunstância, que em 2013 tinha sido estabelecido novo recorde de Árbitros internacionais portugueses, atingindo-se o número 29! Tal informação não corresponde à verdade, pois tal quantitativo já foi alcançada noutras épocas, logo em quatro, como passo, agora, a descrever a lista da FIFA e partir de 2001, 22; 2002, 22; 2003, 22; 2004, 25; 2005, 24; 2006, 26; 2007, 29; 2008, 29; 2009, 29; 2010, 29; 2011, 28; 2012, 28. Quem anda mal informado só pode cometer erros e, por esse motivo, influenciar negativamente a opinião pública e comunicação social com inverdades, claro… Ainda deixei expresso o meu desejo de que em 2014 seja, finalmente, batido o recorde, prova do valor, capacidade e dedicação dos Árbitros portugueses em tudo o que diga respeito à arbitragem.
--------
Por fim uma situação habitual de quem detém o poder: Foi imposto aos presentes que se aclamasse as novas funções do presidente a nível europeu à qual, naturalmente, não me associei. Estas coisas de coação não são nem nunca foram do meu agrado, quanto mais vindas de quem vem. Coisas… 

Ainda sobre esta questão do louvor “espontâneo” (lembra-me os tempos da ditadura, em quem não era connosco era contranosco…), convém mostrar o que se passou aqui há uns dias. Vejamos, então o que recebi da Federação e a minha correspondente resposta: 

24.05.2013, às 11H24
De: Marina Santos (Secretária da Presidência da FPF)
Exmºs. Senhores,
Encarrega-me o Senhor Presidente, Dr. Fernando Gomes, na sua ausência, de remeter a V.Exas. a seguinte mensagem:
"Caros Amigos,
O Presidente da UEFA, Michel Platini, convidou-me ontem para o exercício de duas funções no âmbito da UEFA: pelouro das relações com as outras confederações e comité organizador do Euro 2016.
Tendo aceite estas novas funções, passarei, já a partir de hoje, a ter assento no Comité Executivo da UEFA, órgão máximo de gestão do futebol europeu.
Quando nos apresentámos como candidatos há ano e meio, afirmámos que íamos lutar por recuperar o prestigio internacional de Portugal, nomeadamente na UEFA e na FIFA.
Gostava de partilhar com todos esta muito relevante noticia para o futebol de Portugal, certo de que sem a união de todos em torno deste grande projecto comum, nada disto seria possível.
Continuo, eu e a minha equipa, à vossa permanente disposição para ajudar a construir as melhores soluções e responder da forma mais eficaz possível aos constrangimentos que se vos deparem.
Muito obrigado.
Fernando Gomes"
 

24.05.2013, às 17H05
De: Alberto Helder
Dª MARINA.
BOA TARDE!
AO LER O SEU RECADO E, ESPECIALMENTE O 5º PARÁGRAFO, PERGUNTO: EM QUE FICAMOS?!
É QUE NUNCA TIVE RESPOSTA ÀS MINHAS MENSAGENS ESCRITAS EM 22.12.2011 E 29.12.2011 (VER ABAIXO), APESAR DE TENTAR INÚMERAS VEZES, ATÉ PESSOALMENTE, QUE MERECESSE A CORRESPONDENTE ATENÇÃO.
SERÁ QUE ALGUMA VEZ VOU TER?
ENTENDO, ASSIM, QUE PROPAGANDA DESTE GÉNERO É O QUE ESTÁ A DAR, POIS OUVIR QUEM QUER SERVIR O FUTEBOL E GRACIOSAMENTE, É O QUE SE CONSTATA…
LAMENTÁVEL!
Alberto Helder
PS-Quanto a ser tratado de “Caro amigo”, tratamento que rejeito, devo afirmar que só pode ser engano, pois os meus sou eu que os selecciono… 

29.12.2011, às 17H20
SOLICITAÇÃO
Exmª Senhora
Dª Marina Santos
No passado dia 22, faz hoje uma semana, o Dr. Fernando Gomes, actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, enviou-me, na qualidade de Delegado à Assembleia-geral da FPF, votos de Boas Festas e profícuo mandato, tendo agradecido a sua gentileza e, ao mesmo tempo, solicitei uma reunião de trabalho para lhe expor assuntos de relevante interesse para o futebol, como mais abaixo se pode ler.
Dado que até agora não tive qualquer resposta peço e agradeço os sempre preciosos e importantes préstimos da Dª Marina, no sentido de ser informado quanto ao ponto de situação sobre o meu pedido.
Com os melhores cumprimentos, aproveito para desejar um bom, feliz e positivo ano de 2012!
Alberto Helder

-------------------------------------------

Apesar do senhor continuar a propalar que está receptivo a sugestões, propostas e demais contactos (o que voltou a fazê-lo pomposamente na Assembleia-geral do último sábado), constata-se, assim, que quem usa o correio electrónico está desgraçado. É que até agora, passados estes meses, nunca recebi qualquer resposta…

Bem tento, mas não consigo corresponder a alguém que, entre outros absurdos, todos eles já publicados no blogue, diz uma coisa e faz outra? Isto não é para mim, para o meu feitio, para a minha postura desde que estou ligado ao futebol. Sugiro que, para quem não sabe quem sou, aceda ao meu currículo, em:  http://albertohelder.blogspot.pt/2007/08/apresentao-e-tributo.html

 

 

 

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma descrição detalhada e rigorosa dos meandros que rodeiam o nosso futebol, e onde quem menos beneficia, é o próprio desporto.
Não sendo este um mundo perfeito ou sequer justo, os escroques, bandidos e corruptos lá vão tendo os tachos e ganhando a vidinha!
enfim.
julgo que a questão importante é saber se se atribui ou não relevância a isso.

RS