terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O FUTEBOL NO MUNDO (EPISÓDIO 47)



 Título:
DE PRINCÍPIO AO FIM!
-NAÇÃO AYMARA-
Autoria:
SERAFIM PAULO
-ÁRBITRO INFANTIL DE VISEU-
(1964)
-ARQUIPELÁGO JUAN FERNANDEZ-
Quando tinha doze anos,
em jeito de brincadeira
fui treinar com um apito
e com uma leve bandeira
para a Escola Prática
de Árbitros de Viseu,
para essa escola inédita
que tão bem me acolheu.
-CURDISTÃO-
Todo o jovem
parece merecer,
nesta especialidade
um apito para aprender
a julgar com autoridade,
pois o adulto, como o avô,
não sabe educar…
só sabe repreender
e a todos perdoar
sem compreender
que não deve comandar
as crianças, a quem acha graça
e que se esquece de castigar.
-PADÂNIA-
Por esta razão
é que eu arbitrei
no “Futebol de Cinco”,
aonde comecei
numa pauta ao inverso
do que estamos habituados
e até impedidos
sem motivos justificados!
-TIROL DO SUL-
Pela minha prática
fui  convidado a servir
num jogo oficial
em que soube cumprir,
com interesse por saber
o que aprende um juvenil
ou o que é para a arbitragem
o treino infantil,
e que com os meus quinze anos
pretendia continuar
nesse belo ensino prático
que deixaram acabar.
-ZANZIBAR-

Sem comentários: