segunda-feira, 3 de março de 2014

NAQUELE TEMPO – MARÇO 1964 – EPISÓDIO 79



No Boletim “O Árbitro” nº 81 (Ano VII), editado há cinquenta anos, os assuntos focados foram:
VICENTE CABALLERO
Chegou-se ao fim da recolha de fundos para a lápida que será colocada na campa deste colega espanhol. O valor apurado da recolha de fundos cifrou-se em 1.787$00. 
José Manuel Silva assina “Os inofensivos”. “Árbitros, público e jogadores” é motivo desenvolvido por João Pedro Rosado. António Augusto Santos, subscreve “Tema da semana”. Arménio da Silva Santos subscreve “O futebol e os Árbitros”. “A indisciplina e as interdições”, artigo de João Gomes. Mariano Sabino dos Santos expressa-se em “Ao divulgar a legislação…”
A Comissão Distrital de Faro, aproveitando a presença de Joaquim Campos, que dirigiu uma partida no Distrito, convidou-o a proferir uma palestra no curso de arbitragem perante os candidatos que resultou em pleno, pelos saberes, experiência e o à-vontade de tão distinta personalidade.
1.Como resultado de muitos factores os dirigentes dos Árbitros de Braga e de Viana do Castelo apresentaram pedidos de demissão, acontecimento que muito afectou os meios desportivos locais, para mais o relevo dado pela comunicação social em toda a zona norte de Portugal.
2.Mário Costa, Árbitro do quadro nacional, foi submetido a melindrosa intervenção cirúrgica no Hospital de Barcelos.
1.Barros de Araújo deslocou-se ao Porto para assistir ao colóquio organizado pela Comissão Central, palestrou com os Árbitros portuenses.
2.Teve início um curso de candidatos com catorze inscrições e os seguintes instrutores: Barros de Araújo, Henrique Silva e Neto Melo, tendo este último sido substituído por Adão de Barros, por ter baixado ao hospital
1.O Árbitro Firmino José de Carvalho transferiu-se de Vila Real para Viseu.
2.Ernesto Dinis da Silva Borrego, depois de ter sido submetido a rigoroso tratamento em Coimbra, regressou ao seu ambiente.
3.Parabéns ao Árbitro Francisco Jerónimo que abriu um estabelecimento na avenida Capitão Silva Pereira.
4.Joaquim Ramos Cavaleiro, antigo Árbitro viseense, foi nomeado delegado técnico do Futebol Clube do Porto para o distrito de Viseu.
1.A Suíça está sempre interessada na valorização da arbitragem, com a marcação de cursos para Árbitros e Instrutores, o que se tem verificado anualmente. Fritz Schorer, que militou na primeira categoria, é o novo presidente dos Árbitros suíços.
2.Uma estatística dada a conhecer veio a saber-se que a Inglaterra tem em actividade o maior número de clubes (30.360). A Russia possui o mais elevado quantitativo de equipas (90.000). Já a Alemanha Oriental tem 2.128.247 jogadores e 30.193 Árbitros. Em Portugal não deve exceder muito um milhar de juízes de campo em actividade.
3.Em Cardona, no Uruguai, o Árbitro que dirigia uma partida importante desmaiou em pleno relvado, devido ao imenso calor que se fazia sentir. Depois de recuperado pelas equipas médicas presentes recomeçou o jogo, não sem antes ter recebido uma monumental ovação, o que constitui um acontecimento algo raro no futebol.
1.Américo Barradas, de Lisboa, foi exercer, por um período de três meses, a sua actividade profissional no Porto. Alberto Telesforo Afonso, do Funchal e José Pereira Calheiros, de Setúbal, transferiram-se para Lisboa. Fernando Costa de Aveiro voltou ao Porto. Artur Augusto Francisco Fontes, de Chibuto (Moçambique), ausentou-se para os Estados Unidos da América onde continuará a desempenhar a sua missão de Árbitros de futebol. Eurico Soares Teixeira, do Porto, foi deslocado para Braga.
2.Pediu a demissão da actividade José Oliveira Melo (Aveiro).
3.Albino da Silva Abegão, de Beira (Moçambique) apresentou cumprimentos de cortesia, assim como Francisco José Duarte Romão Alves, da Cidade da Praia.
4.Licenciaram-se Carlos da Silva Costa e Ferrer Martiniano Gomes, ambos de Lisboa e António ferreira dos Santos, de Coimbra.
  5.Fernando Agostinho Correia, de Lisboa, está em recuperação após ter fracturado um membro inferior.
6. Fernando Pereira dos Santos, de Aveiro, voltou à Venezuela, pois foi contratado para arbitrar jogos do campeonato venezuelano.
7. Faleceu no Funchal o Árbitro Mário Pinto.
O espanhol Manuel Gomez Arribas (na imagem), nasceu em 15 de Fevereiro de 1920 em Bilbau, casado e pai de duas filhas. Em termos futebolísticos jogou, na idade escolar, como guarda-redes. Iniciou-se na arbitragem em 1943 e levou somente duas épocas para ascender aos quadros nacionais, à terceira categoria, onde permaneceu um ano e, como ficou em primeiro lugar, ingressou no escalão seguinte.
Depois de cinco épocas na segunda ingressou na primeira, estando há oito anos e internacional nos últimos dois anos. Dirigiu destacados jogos no campeonato espanhol assim como outros a nível internacional, incluindo em Portugal.


1.O Árbitro internacional escalabitano Manuel Lousada participou no Torneio de Juniores na Holanda.
2.Clemente Henriques, do Porto, esteve na ilha da Madeira a dirigir os jogos de apuramento para a Taça de Portugal. Registe-se que se deslocou no navio Príncipe Perfeito. 
3.A Federação Portuguesa de Futebol adquiriu exemplares do livro “Tratado Ilustrado das Leis do Futebol” da autoria do prof. Marques Matos e procedeu à sua distribuição pelos Árbitros que fazem parte do quadro nacional, assim como pelas comissões distritais do continente e ilhas adjacentes.   
4.A Comissão Central esclarece que os postes e a barra transversal só têm uma forma: quadrangulares.
5.O ciclo de palestras impulsionado pela Comissão Central tem-se revestido de assinalável êxito, pelos ensinamentos que trazem visando uniformidade de critérios.
Neste exemplar de O Boletim são transcritos os artigos 27º a 32º, dos quais se destaca o limite de idade para ascender à primeira categoria nacional: 40 anos!
1.Joaquim Campos o responsável por este espaço dá conta que devido a mudança do funcionário que dava assistência à secretaria houve um atraso no envio dos recibos aos assinantes, mas graças a um punhado de “carolas” voltou tudo à normalidade.
2.Na Horta o delegado da Direcção-geral dos Desportos teve de intervir na normalização do campeonato local, face ao pedido de demissão da Comissão de Arbitros e, consequentemente, a não comparência dos Árbitros nas partidas para que estavam nomeados.
3.José Lopes, Árbitro terceirense, fez a oferta do prémio de um dos seus jogos em favor das vítimas do abalo de terra que atingiu a ilha de São Jorge.
4.Regista-se que em Famalicão os larápios nas instalações do clube levaram a chave da cabina do Árbitro, não se sabendo, naturalmente, o que pretendiam levar a cabo.
Constantino Menino refere-se à postura impecável do jogador Peres, capitão da equipa do Vitória de Guimarães, num encontro muito difícil, em que o Árbitro foi o Dr. Décio de Freitas, procurou acalmar os seus colegas, o que conseguiu, incutindo-lhes o espírito da disciplina e da ordem, tudo em benefício de um futebol leal, sério e fleumático.
1.Eduardo Gouveia que gere esta rubrica realça os colóquios semanais levados a efeito pela Comissão Central que resultam melhoria substancial aos seus filiados em diversas áreas, especialmente à uniformidade de critérios.   
2.O jornal Comércio do Porto publica semanalmente, às quintas-feiras, a lista com os Árbitros designados para as partidas dos campeonatos nacionais e os do próprio distrito o que se saúda pelo interesse que suscita junto dos leitores, especialmente os amantes do futebol.
3.Discorda-se que a Federação Portuguesa de Futebol marque jogos para a mesma cidade quando tem de interditar algum campo, dado que deveria fazê-lo para outros lugares, como associações diferentes dando, assim, uma de neutralidade…
4.Afirma-se ser insuficiente os valores pagos aos Árbitros pelas deslocações que fazem ao serviço do futebol. Espera-se que a Federação consiga rapidamente ultrapassar atendendo as justas pretensões dos juízes portugueses.
PÁGINA DA COMISSÃO CENTRAL
1.Informa que o prazo para a vacinação antitetânica foi prorrogado pela Direcção-geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar até 30 de Junho de 1964.
2.Determina que os Fiscais de Linha [hoje Árbitros Assistentes] jamais utilizem o apito para chamar a atenção do Árbitro principal quando este tenha de interferir. Assim, devem fazê-lo com a bandeira ou aproximar-se dele entrando no rectângulo de jogo e, discretamente, fazer a comunicação que entenda.
3.Os colóquios da Comissão Central são às quintas-feiras e de presença obrigatória para os filiados do quadro nacional, podendo assistir de outros escalões e distritos.
4.Para o Campeonato Nacional da III Divisão a Comissão Central pede às Comissões Distritais que indiquem os filiados que se encontrem em condições de participar naquela competição.
Um Árbitro de Angra do Heroísmo coloca ao encarregado deste título as seguintes questões: 1.Um jogador entra no rectângulo de jogo para se incorporar na sua equipa mas sem autorização do Árbitro, entregando-lhe a licença de desportista, quando a bola estava no centro do terreno, razão porque o jogo foi interrompido. 2.Haverá algum livro à venda que elucide melhor a lei V (O Árbitro)?
Eis as respostas: Bola ao solo no local onde esta se encontrava. Quanto à literatura, deva dizer-se que não existe nada actualizado.
Equipa da Comissão Distrital de Beja
Raul Sequeira, conta com 33 anos de idade e é funcionário público. Encetou a sua carreira de Árbitro em 13 de Novembro de 1955, passando à Comissão Central na época de 1955/56.
Manuel Vaz Valente, tem 42 anos, exercendo a profissão de tipógrafo. Estreou-se, como Árbitro, em 9 de Março de 1948 ingressando no quadro da Comissão Central na temporada de 1952/53. Dirigiu cerca de 350 partidas.
Mário Alves, tem, também, 33 anos de idade e exerce as funções de empregado de escritório. Começou a arbitrar em 12 de Abril de 1959 e uma época depois era já juiz de campo do quadro federativo.
Equipa da Comissão Distrital de Lisboa
Libertário Moreira, tem 38 anos de idade, industrial e é Árbitro desde 1954. Subiu à Comissão Central em 1961/62. Como jogador representou o Clube Oriental de Lisboa. Foi o primeiro classificado no ciclo de palestras organizado pela Distrital de Lisboa em 1961.
Dr. Décio de Freitas, nasceu em 26 de Março de 1919. Prestou provas em 31 de Maio de 1951, tendo sido indicado à Comissão Central na época 1954/55. É internacional desde 1960/61. Já esteve nos Açores e na Madeira. Foi à Suécia e à Grécia. Arbitrou o Valência-Lausanne e Sevilha Rangers.
Joaquim Branco, nasceu na Pampilhosa em 27 de Janeiro de 1926. É funcionário da Federação Nacional dos Industriais de Moagem. Fez exame em 9 de Novembro de 1958, tendo ascendido à Comissão Central em Novembro de 1963. Foi campeão e recordista ibérico de atletismo.
Equipa da Comissão Distrital de Setúbal
Carlos Monteiro, nasceu em Setúbal há 37 anos, sendo zelador da Câmara Municipal. Iniciou a sua actividade em 10 de Abril de 1955, tendo sido indicado à Comissão Central em 1958/59.
António Virgílio Baptista, Tem 37 anos e é natural de Setúbal, exercendo a profissão de serralheiro. Em 1948 entro para a arbitragem e em 1954 passou para os quadros nacionais. Esteve no Funchal na época 1958/59.
João Nogueira, nasceu em Setúbal há 40 anos, tendo como profissão soldador eléctrico. Em Abril de 1956 arbitrou o seu primeiro jogo e em 1961 foi indicado para os quadros da Comissão Central.
A Comissão Distrital de Beja levou a efeito curso de candidatos com os monitores José Castilho da Silva, Raul Sequeira e Viriato Agatão, como a imagem certifica.
Salvador Garcia com os colegas da Madeira que o auxiliaram nos encontros que dirigiu na Pérola do Atlântico.
Aníbal de Oliveira, também, na Madeira com os camaradas de equipa naturais do arquipélago.
CAMPEONATO INTERNACIONAL MILITAR
O jogo Portugal Luxemburgo (7-1) disputado no Estádio do Restelo em 26.02.1964,teve os seguintes Árbitros a dirigi-lo: Principal, Manuel Gomez Arribas (Espanha). Auxiliares, Ilídio Fragoso (Portugal) e Lorang (Luxemburguês).
TAÇA DOS VENCEDORES DAS TAÇAS
No encontro da segunda mão dos quartos de final, entre o Sporting Clube de Portugal e o Manchester United (5-0), realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, esteve uma equipa de arbitragem francesa liderada por Michel Kitabdjian, auxiliado por Nordest e Boudon.

Sem comentários: