sexta-feira, 18 de abril de 2014

RAUL BRAGANÇA, CAMARADA DE ARMAS DE LONGA DATA, FALECEU.



Ao tomar conhecimento do falecimento do santomense Raul Wagner Bragança Neto, presto aqui a minha singela, mas sentida homenagem a um Homem que foi meu superior hierárquico (sargento) quando cumpri serviço militar obrigatório em São Tomé e Príncipe (1964/1966) como soldado/1º cabo, adido à Companhia de Caçadores de São Tomé (CCST), e meu brioso adversário no desporto-rei, pois jogava a guarda-redes na equipa principal do Sporting Clube de São Tomé e eu, como avançado, no Sport São Tomé e Benfica.
Ainda nos defrontámos, directamente, diga-se, pois as posições que ocupávamos no rectângulo como jogadores assim proporcionava, no campeonato militar quando em Julho de 1965 foi criada a Companhia de Comando e Serviços (CCS) e, então, o embate era entre as turmas da CCS e CCST.
Ainda participou como praticante e membro das equipas de arbitragem nos jogos de voleibol e futebol entre militares.
Tenente-Coronel na reserva, de 68 anos de idade, exerceu vários cargos públicos no arquipélago de São Tomé e Príncipe, especialmente chefe do Estado Maior das Forças Armadas, ministro da Defesa e Ordem Interna e chefe de governo de 19 de Novembro de 1996 a Janeiro de 1999, faleceu ante -ontem, quarta-feira, vítima de doença prolongada em Toulouse (França).
O corpo de Raul Bragança Neto irá a ser transladado da Europa para São Tomé, devendo as cerimónias fúnebres acontecer brevemente.

A imagem com as equipas do Benfica e do Sporting de São Tomé reporta-se à taça disputada em 21 de Dezembro de 1965, em que estamos localizados a verde e a vermelho.

A exemplo de outros saudosos santomenses que me marcaram profundamente para toda a minha vida aqui deixo o meu tributo e as mais sentidas condolências a familiares e amigos.

1 comentário:

Augusto ORNELAS disse...

Raúl W. Bragança Neto foi meu contemporâneo pois estudamos no ex-Colégio Liceu de S.Tomé. Grande desportista, foi não só o grande guarda-redes da equipa daquele Colégio Liceu - a Académica - como o pilar das vitórias do Sporting de S.Tomé. Em 1960, encontrei-o na EAMA (Escola de Aplicação Militar de Angola) para onde fora (com mais 2) para o curso de Sargentos Milicianos. Estava eu no RINL (Regimento de Infantaria de Nova Lisboa). Não assistí ao término do seu curso porquanto em Junho de 1960 seguira com um destacamento militar para a Vila de Teixeira de Sousa (Moxico), tendo em vista a independencia da República de Congo (Zaire) e a previsão das suas consequencias para Angola. Em 2007, estive em S.Tomé e, infelizmente, notei - quando o visitei na sua loja na Rua 4 de Fevereiro - antiga Rua do Rosário que o Raúl já não se encontrava muito bem.
Mesmo com um atraso evidente, quero daqui enviar as minhas sentidas condolências à toda a sua familia pelo passamento do tão brioso santomense.
ORNELAS