quinta-feira, 23 de julho de 2015

ANABELA SANTOS AJUDA O MUSEU DA AFL!



Aquela que foi uma das primeiras jogadoras que representou a Associação de Futebol de Lisboa, Anabela Maria Marques dos Santos, por ter um excelente arquivo pessoal do futebol feminino, que se pode intitular como “um enorme, inédito e valioso património histórico”, razão do pedido do Director do Museu, Alberto Helder, ao ter solicitado a sua preciosa colaboração no sentido de se elaborar a biografia de tudo que se relacione com a variante no género feminino, foi prontamente atendido, até com a sua presença nas instalações da AFL (em 19 de Março de 2015), e, consequentemente, aproveitou-se a oportunidade para lhe mostrar o deslumbrante Museu da AFL, sempre receptivo a outras agradáveis visitas.
Anabela Santos, dinâmica e activa professora de educação física, desde sempre uma verdadeira e convicta adepta do desporto-rei, fez parte da primeira selecção da AFL quando representava o Grupo Desportivo Centro Social Recreativo e Cultural de Maceira (Torres Vedras), isto na época 1981/1982. A sua estreia com a camisa gironada, branca e preta, símbolo da capital de Portugal e desta casa, verificou-se em 6 de Junho de 1982, no campo Engº Vidal Pinheiro (Porto), quando a AFL prontificou-se a colaborar na festa de homenagem ao jogador Domingos António da Silva (Mascarenhas), deslocando as suas seleccionadas que acabaram por formar duas equipas, jogando entre si, por não ter comparecido a grupo adversário, representativo da Associação de Futebol de Porto. A título de curiosidade diremos que o saudoso Eusébio da Silva Ferreira foi primeiro treinador da selecção de Lisboa!

Vamos ter o auxílio da Anabela Santos por muito e bom tempo! A Associação de Futebol de Lisboa agradece.
(NOTA: Texto transcrito com a devida vénia do sítio da AFL)







Esta foto, obtida em 5 de Junho de 1982, no campo do Salgueiros, na cidade do Porto, Anabela Santos é a quinta, na fila em pé, a contar da direita (de cabelo comprido). Esta foi a primeira selecção da AFL!

Sem comentários: